28 de maio: DIA DO CERAMISTA



 

IGARATINGA: CAPITAL MINEIRA DOS TIJOLOS

 

Parabéns a todos(as) os(as) ceramistas da nossa querida Igaratinga e também do Brasil que, com muito trabalho e inspiração, dedicam-se a essa nobre arte. As mãos que criam são as mesmas que aplaudem!

 

"A possibilidade de se moldar algo encanta. É sempre gratificante gerar alguma coisa. O barro, assim como a alma, é moldável. Bela obra se faz em barro e n'alma." (Mui Bueno - Poetisa)

 

A cerâmica é a arte de fazer objetos de barro, tijolos ou outros materiais cerâmicos. O conceito cerâmica provém do grego “keramikos” que significa “matéria-prima queimada”, indicando a necessidade de tratamento térmico para adequar as propriedades. Tal conceito permite fazer referência a essa arte, ao conjunto de objetos produzidos, ao conheciemnto científico sobre eles e a tudo o que pertence ou se relaciona com a cerâmica.

 

Muito popular e presente em nosso cotidiano há muito tempo, é comum que não prestemos atenção a aspectos químicos ou históricos da cerâmica. Significando "argila queimada", a cerâmica é produto final da produção de artefatos a partir da argila como matéria-prima. Tratam-se de materiais de natureza inorgânica, sólida e não-metálica, submetidos a altas temperaturas de manufatura. Quimicamente, apresenta geralmente constituição de óxidos metálicos, podendo conter também misturas iônicas.

 

Devido à evolução dos processos utilizados para a fabricação dos materiais cerâmicos tornou-se necessário dividi-los em cerâmicos tradicionais e avançados, onde os cerâmicos tradicionais apresentam propriedades mecânicas e estéticas, aplicação limitada à construção e produtos domésticos. Por outro lado, os cerâmicos avançados possuem propriedades elétricas, magnéticas, nuclear, mecânica, térmica, química e biológica, com diversas aplicações, tais como, em naves espaciais, satélites, usinas nucleares, materiais para implantes em seres humanos, suporte de catalisadores para automóveis e sensores (umidade, gases e outros). Em outras palavras: 

 

- CERÂMICA TRADICIONAL: é aquela utilizada em revestimentos diversos, que vão desde azulejos até vasos para cultivo de plantas. Tijolos também são produzidos a partir desta cerâmica, assim como qualquer outro objeto que não requer uma maior sofisticação;

- CERÂMICA AVANÇADA: são materiais de engenharia, obtidos a partir de uma matéria-prima mais purificada, que pode ser a mesma que dá origem à cerâmica tradicional, mas está em um estado maior de pureza. Utiliza-se esse tipo de cerâmica, por exemplo, em tijolos refratários para churrasqueiras e alguns fornos.

 

Quanto ao seu aspecto histórico, a cerâmica está entre os materiais manufaturados mais antigos que se tem notícia, datando de mais de 20.000 anos a.C., onde peças foram encontradas por arqueólogos na Checoslováquia. Também na região do Japão foram encontradas importantes peças muito antigas, as quais serviram para se conhecer a matéria prima utilizada na época para a fabricação de diversos instrumentos e utensílios. Nas culturas babilônicas e assírias também se encontram objetos elaborados a partir da argila cozida, em texturas de alto brilho, o que era conseguido a partir de óxidos metálicos, conforme ainda é utilizado hoje em dia. Na região brasileira já foram encontradas peças aproximadamente com essa data, em solo Amazônico, em formas mais rudimentares.

 

Desde tempos remotos, a aplicação da argila para a fabricação de objetos não se deve ao acaso. Sua capacidade de ser misturada à água, sob determinadas proporções, e então ser moldada e endurecida pelo aquecimento, fez com que pudesse ser utilizada para diversos fins, desde a armazenagem de sólidos e líquidos, em um passado distante, até o seu trabalho mais elaborado, como se observa hoje em dia, em diversos objetos de decoração.

 

A indústria da cerâmica, após a Segunda Guerra Mundial, se desenvolveu com grande avidez, de modo que os preços dos objetos baixaram, tornando possível a utilização deste material por uma maior parcela da população. Novas tecnologias surgiram, e matérias-primas de mais fácil obtenção fazem hoje da cerâmica um dos objetos manufaturados a partir fontes naturais mais presentes em nossas vidas.

 

Há uma publicação especializada a respeito do tema, conforme pode ser visto abaixo:

Cerâmica, órgão oficial da Associação Brasileira de Cerâmica - ABCeram publica contribuições originais (e artigos revisão) de interesse na área de cerâmica, compreendendo abrasivos, biocerâmicas, cerâmicas avançadas, cerâmica branca, cerâmica de mesa, cerâmica eletroeletrônica, cerâmica estrutural, cerâmica magnética, cerâmica nuclear, cerâmica óptica, cerâmica química, cerâmica termomecânica, cerâmica vermelha, cimento, compósitos de matriz cerâmica, materiais refratários, materiais de revestimento, matérias primas, vidrados, vidros e vitrocerâmicas, análise microestrutural, ciência básica, arte cerâmica, instrumentação, processos de fabricação, síntese de pós, técnicas de caracterização etc. Cerâmica é publicada trimestralmente. Todas as contribuições são submetidas independentemente à análise por relator, pertencente ou não ao Conselho de Editores. Cópias impressas são distribuídas aos sócios da ABCeram e a bibliotecas. A Associação Brasileira de Cerâmica foi fundada em 1953, e em março de 1955, foi publicado o primeiro número de Cerâmica, contendo os trabalhos apresentados no Primeiro Congresso Brasileiro de Cerâmica, realizado em São Paulo em 1954. Qualquer correspondência destinada à revista deve ser endereçada aos Editores. Os trabalhos técnicos científicos publicados pela revista são de total responsabilidade dos autores. Artigos assinados não expressam necessariamente a opinião da revista ou da ABCeram. A abreviatura de seu título é Cerâmica, que deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé, referências e notas bibliográficas.

 

 

Referências bibliográficas: 

 

BRITO, S. Sensores cerâmicos. Disponível em: <http://www.gpcmb.ufma.br/resumos/Silmara.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2017.

 

CERÂMICA. Publicação de Associação Brasileira de Cerâmica - ABCeram. Disponível em: <http://www.scielo.br/revistas/ce/paboutj.htm>. Acesso em: 28 mai. 2017.

 

SILVA, A. L. S. Cerâmica. InfoEscola: Navegando e Aprendendo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/materiais/ceramica/>. Acesso em: 28 mai. 2017.

 

 




Inicial | Voltar
Link permanente: