A ADMINISTRAÇÃO DE IGARATINGA IMPLANTA MAIS UM SERVIÇO PARA A COMUNIDADE

O Município de Igaratinga está implantando mais um serviço para garantir a saúde de todos os igaratinguenses. Trata-se do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M., que vai agregar valor a todos os produtos derivados de carnes (bovina, suína e de aves), leite, mel, ovos e pescados, possibilitando aos pequenos produtores a sua comercialização no mercado varejista da cidade. O serviço será implantado de forma consorciada com o CIMCOM (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro) e terá como responsável no Município o servidor e Agente Fiscal Alexandre de Faria Silva, Biólogo, que já participou de um treinamento na AMVI (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica) em Divinópolis.

INFORMATIVO S.I.M.

Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) em Igaratinga

Atribuições do S.I.M.

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização higiênico-sanitária e industrial da produção de bebidas e alimentos de origem animal destinados ao consumo humano; preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no Município de Igaratinga.

Monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local de produção e a higiene da industrialização é possível atestar a qualidade dos produtos de origem animal, como carnes e derivados (linguiça, salame, salsicha), leite e derivados, ovos e derivados, pescados e mel, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento econômico local, pois incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores igaratinguenses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Emissão de certificados de qualidade dos produtos de origem animal e vegetal

O S.I.M. emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequarem às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Planejamento e assessoria para instalação de pequenas queijarias, fábricas de conservas, embutidos diversos e outros produtos de origem animal

Será dada assessoria completa às empresas e empreendedores para que se adequem às normas sanitárias exigidas pelas legislações municipal e federal pertinentes, estimulando o desenvolvimento econômico destas empresas.

O serviço inspeção e sua atuação

O serviço de inspeção, a princípio, terá caráter educativo e de orientação para implementação/adequação às exigências sanitárias. Caso esgotadas as tentativas, se não houver o atendimento das solicitações, serão aplicadas as sanções de infração, advertência, interdição e apreensões de produtos, além da aplicação de multas.

Durante uma inspeção são vistoriadas a estrutura física dos estabelecimentos de produção, os equipamentos e as atitudes relacionadas às boas práticas de fabricação.

Obrigatoriedade do registro no S.I.M.

Vale ressaltar que o registro no S.I.M. é OBRIGATÓRIO para todo estabelecimento que produz alimentos e bebidas de origem animal destinados ao consumo humano. As empresas e empreendedores que queiram regularizar suas atividades devem procurar a Prefeitura Municipal de Igaratinga, localizada na Praça Manuel de Assis, 272, Centro.

Informações pelo telefone: (37) 3246-1134

TAG's: ADMINISTRAÇÃO, IGARATINGA, IMPLANTA, MAIS, SERVIÇO, PARA, COMUNIDADE