ALEXANDRE DE FARIA SILVA

 

Currículo Lattes: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4461927Z0>.

 

SÍNTESE DE QUALIFICAÇÕES

Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Alimentos e Bebidas de Origem Animal.

Grande Área: Ciências Agrárias Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos Subáreas: Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos e Bebidas de Origem Animal; Instalações Industriais de Produção de Alimentos e Bebidas de Origem Animal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.

Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subáreas: Administração de Empresas; Administração Contábil; Administração Financeira e Orçamentária; Administração de Recursos Humanos; Mercadologia.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

2017-2018 – Pós-graduando em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora-MG. Carga horária: 570h.

2016-2018 – Pós-graduando em Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados. Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Belo Horizonte-MG. Carga horária: 476h.

2017 – Curso Técnico/Profissionalizante de Nível Médio em Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos. Prospere - Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB). Natal-RN. Carga horária: 180h.

2017 – Curso Técnico/Profissionalizante de Nível Médio em Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos - CBO 5142. Prospere - Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB). Natal-RN. Carga horária: 210h.

2011 – Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade de Itaúna (UIT). Itaúna-MG. Carga horária: 3.320h.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

Instituição: Prefeitura Municipal de Igaratinga

Período: 02/01/2017 até o presente momento

Cargo: Chefe de Gabinete

Função: Prestar assistência ao Prefeito em sua representação política e social, preparar despachos e expedientes pessoais.

 

Instituição: Prefeitura Municipal de Igaratinga

Período: 02/03/2016 a 01/01/2017

Cargo: Agente Fiscal

Função: Responsável por gerir e executar o Serviço de Inspeção Municipal – SIM através da inspeção e fiscalização higiênico-sanitária e industrial dos estabelecimentos de produtos de origem animal – carne e derivados, pescado e derivados, ovos e derivados, leite e derivados, produtos de abelhas e seus derivados – comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, beneficiados, transformados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito no Município de Igaratinga. Fiscalização nas áreas de meio ambiente, obras, saúde e tributos. Controlar e executar as atividades relativas à fiscalização da legislação municipal no tocante à arrecadação de impostos e taxas de competência do Município e repasses dos tributos estaduais. Divulgar a política de fiscalização do Município, orientando e incentivando seu cumprimento e coibindo a sonegação. Fiscalizar os estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços e as atividades exercidas por profissionais liberais e autônomos, verificando a correta arrecadação dos tributos municipais. Elaborar relatórios e coleta de dados de interesse fiscal, através de exame de cadastros, registros, documentos fiscais e outras fontes, identificando contribuintes irregulares. Lavrar autos de infração, intimações e praticar todos os atos administrativos e legais disponíveis, visando o correto cumprimento da legislação fiscal. Executar tarefas de fiscalização sistemática na área jurisdicional da prefeitura, abrangendo a área de rendas municipais (ISS, ambulantes, feirantes, etc.). Verificar a observância das leis e regulamentos. Fazer inspeções rotineiras, efetuar intimações e notificações. Efetuar levantamentos e verificações em imóveis, para atualização do imposto predial e territorial urbano. Elaborar os relatórios de vistorias realizadas. Manter-se atualizado sobre política de fiscalização. Acompanhar as alterações e divulgações feitas em publicações especializadas. Colaborar para difundir a legislação vigente. Utilizar recursos informatizados no cumprimento de suas funções e executar outras tarefas correlatas que lhe forem atribuídas por superior imediato. Desempenhar tarefas afins.

 

Empresa: Hélio de Faria Silva - ME (Cerâmica Bela Vista Ltda - EPP)

Atividade econômica: Fabricação de tijolos furados para uso na construção

Período: 02/01/2006 a 22/07/2015

Cargo: Auxiliar de Escritório

Função: Responsável pela administração comercial, contábil, financeira, orçamentária e gestão de pessoas, atuando na direção, organização, controle e gerenciamento. Análise e monitoramento da conta jurídica. Atuação em operações bancárias, rotinas de contas a pagar e receber, cobranças e controle orçamentário. Emissão de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE, Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – DAMDFE, Nota Fiscal Avulsa – NFA e cheques. Juntada de documentação fiscal para envio à contabilidade. Arquivamento físico e digital de documentos. Elaboração de planilhas eletrônicas, tabelas, fluxogramas e gráficos para análise e controle de indicadores. Executar cálculos trabalhistas diversos. Processos de admissão e demissão. Realizar fechamentos e lançamentos contábeis. Disponibilizar informações para diretores. Zelar pelo controle da previsão orçamentária. Negociação bancária em operações financeiras, tais como aplicações, FINAME e títulos de capitalização. Analisar e justificar investimentos. Conduzir operações de compra e venda. Estruturação da logística de transporte. Participação no controle de estoque. Esclarecimento de dúvidas sobre produtos. Promover ações para captação de novos clientes e colaboradores. Representante da direção no “Sistema de Gestão da Qualidade” realizando mensuração de indicadores de desempenho, treinamento de colaboradores para tarefas sistêmicas e operacionais, revisão de procedimentos e instruções de trabalho. Acompanhamento, avaliação e qualificação de fornecedores. Equacionar a mão de obra aos recursos técnicos disponíveis. Atuação em parceria com o setor contábil mantendo a empresa sem qualquer tipo de pendência junto a outros. Observância das leis, normas e regulamentos aplicáveis de modo a evitar notificações e multas. Acompanhar as alterações e divulgações feitas em publicações especializadas. Análise e revisão de todos os controles utilizados pela empresa, propiciando agilidade no preenchimento e redução de custos com a simplificação/eliminação daqueles desnecessários. Elaboração do regulamento interno de trabalho e procedimentos padrão para execução e desenvolvimento das atividades de cada setor. Reorganização da gestão de pessoas, recrutamento, deslocamento e retenção de talentos. Elaboração do plano de cargos e salários, promoções, banco de horas, política de recursos humanos e métodos para motivação de colaboradores. Reestruturação do fluxo de caixa. Implantação de formulários para comunicações internas e externas. Análise e adequação de contratos junto a clientes e fornecedores. Executar e gerir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO.

 

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

 

1) APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS

Mai/2016: Apresentação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM para os feirantes. Câmara Municipal de Igaratinga. (Palestra)

Jun/2010: Montagem de painel sobre o Currículo Básico Comum – CBC dentro dos eixos temáticos Ambiente e Vida, Corpo Humano e Saúde, Construindo Modelos. Universidade de Itaúna. (Painel/Exposição)

Out/2009: Montagem de painel sobre personalidades nacionais e internacionais de destaque nas áreas de Ciências e Educação. VI Semana dos Estudos em Biologia. Universidade de Itaúna. (Painel/Exposição)

Nov/2008: Montagem de painel a partir de entrevistas e observações realizadas no âmbito das escolas de educação básica. Universidade de Itaúna. (Painel/Exposição)

 

2) CURSOS, CAPACITAÇÕES E TREINAMENTOS

Out/2017 – Cenário Econômico. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Out/2017 – Como planejar conscientemente as minhas metas para o final e próximo ano? Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 9h.

Set/2017 – Conhecendo a Carreira Técnica em Meio Ambiente. Prospere - Instituto Tecnológico Brasileiro (ITB). Carga horária: 10h.

Set/2017 – Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas - Território Oeste. Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MG). Carga horária: 27h.

Set/2017 – Mente Empreendedora e/ou Resiliente. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Set/2017 – Atendimento Humanizado. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h. 

Ago/2017 – O Segredo de Selecionar e Manter Talentos. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Ago/2017 – Elegância do Comportamento. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 6h.

Ago/2017 – Liderança Eficaz. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Ago/2017 – Instante. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 6h.

Jul/2017 – Um Sentido para a Vida: logoterapia. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Jul/2017 – O Que Passa na Mente Dos Grandes Executivos: mente grande e mente pequena. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Jul/2017 – Alimentação no Trabalho. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Jun/2017 – Inteligência Emocional: o seu grande maior diferencial competitivo. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 9h.

Mai/2017 – Ponto de Expressão: análise dos principais aspectos da reforma previdenciária. Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Carga horária: 2h.

Mar/2017 – PREVIGARA: As Especificações dos Regimes Próprios de Previdência. SINTRAM. Carga horária: 3h30min.

Dez/2016 – Orientações para Elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - 5ª Edição. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 20h.

Dez/2016 – Municípios e a Gestão do Consumo de Energia Elétrica. Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Carga horária: 10h.

Nov/2016 – Planejamento Estratégico na Administração Pública. Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Carga horária: 20h.

Nov/2016 – Educação no Trânsito: passaporte para a cidadania. Unieducar Inteligência Educacional S/S Ltda - ME. Carga horária: 30h.

Nov/2016 – Turma 6/2016 - A Previdência Social dos Servidores Públicos. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Carga horária: 30h.

Nov/2016 – Bens Públicos Municipais. Escola Paulista de Direito (EPD). Carga horária: 1h.

Nov/2016 – Receitas Tributárias: reconhecimento, mensuração e evidenciação. Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Carga horária: 20h.

Nov/2016 – Turma 5/2016 - Atendimento ao Cidadão. Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Carga horária: 20h.

Nov/2016 – Sistema Campo Limpo. Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). Carga horária: 3h.

Out/2016 – Lei de Responsabilidade Fiscal. Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Carga horária: 20h.

Out/2016 – Pilares da Boa Liderança. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Out/2016 – Comunicação Interna Empresarial. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 12h.

Out/2016 – Desenvolvimento Sustentável. Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD). Carga horária: 60h.

Out/2016 – Direito Constitucional. Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED). Carga horária: 10h.

Out/2016 – Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária e Financeira. Instituto Serzedello Corrêa (ISC) / Tribunal de Contas da União (TCU). Carga horária: 30h.

Out/2016 – Relacionamento Familiar e Profissional. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Set/2016 – Produção e Consumo Sustentável - 2ª Turma - 2016. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 40h.

Set/2016 – Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Carga horária: 20h.

Set/2016 – Atividade Física e Saúde. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 12h.

Set/2016 – Fidelização de Clientes. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 3h.

Set/2016 – Gestão de Carreira. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 12h.

Ago/2016 – Empreendedorismo. Centro Avançado de Capacitação dos Cooperados Sicoob Ascicred. Carga horária: 9h.

Ago/2016 – Clima Organizacional: melhore a gestão de pessoas. Centro Universitário UNA. Carga horária: 10h.

Ago/2016 – O Empresário do Terceiro Milênio. Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná (SESI-PR). Carga horária: 12h.

Ago/2016 – MEI - Microempreendedor Individual: como se formalizar. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Carga horária: 6h.

Ago/2016 – Sustentabilidade na Administração Pública - 3ª Turma - 2016. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 12h.

Ago/2016 – Microempreendedor Individual - MEI. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Carga horária: 5h.

Jun/2016 – Gestão e Financiamento das Ações da Vigilância em Saúde. Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Carga horária: 30h.

Jun/2016 – Manejo Clínico de Chikungunya. Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Carga horária: 30h.

Jun/2016 – Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Carga horária: 45h.

Jun/2016 – Zika: abordagem clínica na atenção básica. Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Carga horária: 45h.

Mai/2016 – Prevenção ao Câncer de Pele. Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná (SESI-PR). Carga horária: 12h.

Mai/2016 – Ética na Administração Pública. Buzzero.com. Carga horária: 8h.

Mai/2016 – Gestão de Conflitos. Centro Universitário UNA. Carga horária: 10h.

Abr/2016 – Doenças Transmissíveis e Saneamento Básico. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Carga horária: 20h.

Abr/2016 – Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Carga horária: 20h.

Abr/2016 – Capacitação do Serviço de Inspeção Municipal - S.I.M. Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI). Carga horária: 28h.

Abr/2016 – Dicas para uma vida sustentável. Acessa SP. Carga horária: 3h.

Mar/2016 – Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Carga horária: 20h.

Mar/2016 – BPSA Boas Práticas nos Serviços de Alimentação. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Carga horária: 40h.

Mar/2016 – Boas Práticas em Serviços de Alimentação. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Carga horária: 12h.

Mar/2016 – Direito Ambiental: Política Nacional do Meio Ambiente, Sisnama e EIA/RIMA. Learncafe Ensino Online. Carga horária: 12h.

Fev/2016 – Comunicação no Foco Organizacional 02/2016. Serviço Social da Indústria Departamento Regional do Espírito Santo (SESI-ES). Carga horária: 20h.

Fev/2016 – Educação Ambiental. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional do Espírito Santo (SENAI-ES). Carga horária: 14h.

Jan/2016 – Conservação da Voz. Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná (SESI-PR). Carga horária: 12h.

Jan/2016 – Desenvolvimento de Líderes. Escola Virtual Portogente (EVP). Carga horária: 9h.   

Dez/2015 – Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. Agência Nacional de Águas (ANA). Carga horária: 40h.   

Dez/2015 – Medindo as Águas do Brasil: noções de plu e fluviometria. Agência Nacional de Águas (ANA). Carga horária: 10h.   

Dez/2015 – Energia Solar Térmica. Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe. Carga horária: 16h.

Nov/2015 – Mini-Eólica. Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe. Carga horária: 16h.

Nov/2015 – Energia e Mudança Climática. Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e o Caribe. Carga horária: 16h.

Out/2015 – Economia de Energia. Escola Virtual Fundação Bradesco. Carga horária: 22h.

Set/2015 – Comunicação Escrita. Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Carga horária: 14h.

Set/2015 – Ciência e Tecnologia. Fundação Getúlio Vargas Online. Carga horária: 15h.

Ago/2015 – Currículo sem segredo. Escola Virtual Fundação Bradesco. Carga horária: 16h.

Ago/2015 – Quiz: jogo das novas regras ortográficas - reconhecendo texto e contexto. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 15h.

Jul/2015 – De acordo com o Novo Acordo. Escola Virtual Fundação Bradesco. Carga horária: 10h.

Jul/2015 – Ética Empresarial. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 5h.

Jun/2015 – Cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 20h.

Jun/2015 – Governança da Água na América Latina. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 40h.

Abr/2015 – Agência de Água: o que é, o que faz e como funciona. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 20h.

Abr/2015 – Melhoria Contínua. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Carga horária: 1h.

Abr/2015 – Ciclo PDCA. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Carga horária: 20 minutos.

Abr/2015 – Aprender a Empreender. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Carga horária: 16h.

Abr/2015 – Relevância das Questões Ambientais. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 5h.

Abr/2015 – Espaço da Universidade na Sociedade. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 5h.

Mar/2015 – Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 20h.

Mar/2015 – Comitês de Bacias: práticas e procedimentos. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 20h.

Mar/2015 – Alternativas Organizacionais para Gestão de Recursos Hídricos. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 20h.

Fev/2015 – Contratação de Trabalhadores. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 5h.

Fev/2015 – Água em Curso. Projeto Água Conhecimento para Gestão. Carga horária: 12h.

Jan/2015 – Água na Medida Certa. Agência Nacional de Águas (ANA). Carga horária: 20h.

Dez/2014 – Conhecimento, Saber e Ciência. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 5h.

Dez/2014 – Fundamentos de Administração da FEA-USP. VEDUCA. Carga horária: 60h.

Out/2014 – Guia para a Produção de Conteúdos EAD. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 20h.

Set/2014 – Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 20h.

Ago/2014 – Crianças e o Consumo Sustentável. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 16h.

Ago/2014 – Estilos de vida sustentável. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 30h.

Jul/2014 – Introdução ao private equity e venture capital para empreendedores. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 40h.

Jul/2014 – Capacitação para Participação em Conferências do Meio Ambiente. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Carga horária: 10h.

Jul/2014 – Desenvolvimento Sustentável. Cursos Online SP do Brasil. Carga horária: 60h.

Jul/2014 – Como Planejar a Aposentadoria. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 10h.

Jun/2014 – Como Gastar Conscientemente. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 8h.

Jun/2014 – Como Fazer Investimentos: avançado. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 8h.

Jun/2014 – Como Fazer Investimentos: básico. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 12h.

Jun/2014 – Como Organizar o Orçamento Familiar. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 12h.

Jun/2014 – Sustentabilidade Aplicada aos Negócios: orientações para gestores. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 10h.

Jun/2014 – Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 12h.

Jun/2014 – Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental. Fundação Getúlio Vargas (FGV). Carga horária: 15h.

Out/2012 – Vida Selvagem. Galápagos: Biologia, Evolução e Genética - Centro de Educação Ambiental e Consultoria. Carga horária: 4h.

Mai/2011 – Manejo de Serpentes. Galápagos: Biologia, Evolução e Genética - Centro de Educação Ambiental e Consultoria. Carga horária: 9h.

Out/2010 – Oficina de Fósseis. Universidade de Itaúna (UIT). Carga horária: 4h.

Out/2010 – Técnicas Histológicas Básicas. Universidade de Itaúna (UIT). Carga horária: 8h.

Out/2009 – III Curso de fertilização in vitro e manipulação de embriões. Fertitech Tecnologia em Reprodução Assistida. Carga horária: 9h.

Nov/2008 – Técnicas de Falcoaria para a Conservação de Aves de Rapina em Cativeiro. Centro de Educação Ambiental Mundo Réptil. Carga horária: 6h.

Nov/2008 – Manejo e Reprodução de Aves em Cativeiro. Centro de Educação Ambiental Mundo Réptil. Carga horária: 6h.

Out/2008 – Ferramentas para Resolução de Problemas Ambientais. Universidade de Itaúna (UIT). Carga horária: 4h.

Out/2008 – Laboratório da Água. Universidade de Itaúna (UIT). Carga horária: 4h.

Ago/2008 – Venenosos e Peçonhentos: animais de interesse médico. Centro de Educação Ambiental Mundo Réptil. Carga horária: 6h.

Ago/2008 – Répteis de A a Z: uma viagem zoológica pelo alfabeto herpetológico. Centro de Educação Ambiental Mundo Réptil. Carga horária: 6h.

Jun/2008 – Reprodução Humana Assistida. Fertitech Tecnologia em Reprodução Assistida. Carga horária: 17h.

Jun/2008 – Gestão Financeira. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG). Carga horária: 16h.

Abr/2008 – Tartarugas Marinhas no Brasil: vida e conservação. Centro de Educação Ambiental Mundo Réptil. Carga horária: 5h.

 

3) ESTÁGIOS

Dez/2010 – Estágio extracurricular em docência: Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia. Escola Estadual José Ataíde de Almeida. Igaratinga-MG. Carga horária: 20h.

Nov/2010 – Estágio extracurricular em docência: Educação Ambiental. Escola Estadual José Ataíde de Almeida. Igaratinga-MG. Carga horária: 20h.

 

4) IDIOMAS

Mai/2016 – Curso de Inglês Online – Projeto Meu Brasil. Carga horária: 9min.

Mar/2013 – Inglês Avançado – Uptime Consultants – Pará de Minas-MG.

 

5) INFORMÁTICA

Dez/2016 – Word 2010 Intermediário. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Carga horária: 15h.

Ago/2016 – Digitação. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Carga horária: 10h.

Ago/2016 – Informática e Internet Intermediário. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Carga horária: 20h.

Abr/2003 – Digitação – Jump Informática – Igaratinga-MG – Carga horária: 60h.

Ago/2002 – Pacote Office Intermediário: Windows, Word, Excel, PowerPoint e CorelDraw. Byte Informática – Igaratinga-MG. Carga horária: 72h.

 

6) PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

16/11/2017 – Conferência Municipal de Educação de Igaratinga.

10/11/2017 – Seminário de Regularização Fundiária: desafios e perspectivas da aplicação da Lei 13.465/17. Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB-MG). Carga horária: 8h.

04/10/2017 – Regularização fundiária à luz da Lei 13.465/2017. Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Carga horária: 3h30min.

29/09/2017 – AMM nos Municípios - Encontro nas Macrorregiões: Itapecerica (Centro-Oeste).

22/09/2017 – Caminhada de Conscientização pela Vida.

14 a 15/09/2017 – Encontro Técnico TCEMG e os Municípios em Lavras. Carga horária: 12h.

10/08/2017 – 2º Encontro dos Ceramistas de Igaratinga e Região.

02/08/2017 – Apresentação pública do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Carga horária: 3h.

28/06/2017 – Encontro Técnico TCEMG e os Municípios em Belo Horizonte. Carga horária: 30h.

23/05/2017 – Seminário Regional de Meio Ambiente.

09 a 11/05/2017 – 34º Congresso Mineiro de Municípios. Carga horária: 24h.

24 a 28/04/2017 – IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Carga horária: 40h.

05/03/2017 – Conferência Biomas Brasileiros.

21/02/2017 – Palestra: Atitude positiva - sem limites para ser feliz.

09/02/2017 – Palestra: Satisfação do Cliente Através do Bom Atendimento. Carga horária: 3h.

06/02/2017 – Encontro Município Transparente. Carga horária: 4h.

26/01/2017 – Palestra: Gestão na Era Exponencial. Carga horária: 3h.

27/06 a 03/07/2016 – 1º Congresso Internacional Online de Agroecologia. Carga horária: 36h.

03 a 05/05/2016 – 33º Congresso Mineiro de Municípios. Carga horária: 24h.

Jun/2011 – Oficina sobre planejamento e construção de modelos didáticos.

Out/2010 – Semana Integrada de Educação.

Mai/2010 – I Semana Integrada de Meio Ambiente: ciclo de palestras.

Mai/2010 – Oficina sobre a profissão docente.

Abr/2010 – Oficina sobre estratégias de ensino e aprendizagem.

Out/2009 – VI Semana dos Estudos em Biologia: ciclo de palestras.

Jun/2009 – I Semana de Meio Ambiente e V Semana de Estudos em Biologia: ciclo de palestras.

08 a 10/05/2009 – 2º Encontro de Herpetologia. Carga horária: 25h.

Out/2008 – IV Semana do Meio Ambiente: ciclo de palestras.

 

7) PUBLICAÇÕES

Matérias institucionais para o Site Oficial da Prefeitura Municipal de Igaratinga. Período: 01/01/2017 a 31/12/2020.

SILVA, A. F. O jogo didático como instrumento para Educação Ambiental nas séries finais do ensino fundamental: proposta para trabalhar os temas Diversidade da Vida nos Ambientes e Diversidade dos Materiais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online): São Paulo, v. 11, n. 5, p. 167-183, dezembro. 2016. ISSN 1981-1764. Disponível em: <http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/5018/3224>.

SILVA, A. F. Depoimento sobre a participação no curso “Comunicação Interna Empresarial”. Folha da Central - Jornal Sicoob Central Cecremg, ano XIX, n. 253, novembro. 2016.

SILVA, A. F. Fotografia de pôr do sol na Praia do Morro (Guarapari-ES). Revista Juventude e Meio Ambiente: Brasília, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental (DCRS), n. 2, p. 20, dezembro. 2015. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/images/arquivos/responsabilidade_socioambiental/juventude/2edicao_RevistaJuventude.pdf>.

 

8) VISITAS TÉCNICAS

Mai/2016 – Abatedouro de aves. Divinópolis-MG. Carga horária: 6h.

Set/2010 – Vale Verde Alambique e Parque Ecológico. Betim-MG. Carga horária: 5h.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Igaratinga (CODEMA). Mandato: 11/04/2017 a 11/04/2021.

Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Previdência Municipal de Igaratinga (PREVIGARA). Mandato: 26/09/2016 a 26/09/2019.

Membro efetivo na Comissão Executiva da Feira Livre do Produtor de Igaratinga. 

Membro suplente, representante do Poder Executivo no Conselho Municipal de Turismo de Igaratinga (COMTUR). Mandato: 13/01/2017 a 13/01/2019.

Conselheiro suplente, representante da Prefeitura Municipal de Igaratinga no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (SF2).

Aprovado e classificado em concurso público da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), edital n.º 015/2014, para provimento do cargo de Analista de Saneamento - Biologia PR (193º lugar).

Aprovado e classificado em concurso público da Prefeitura Municipal de Igaratinga, edital n.º 001/2014, para provimento do cargo de Agente Fiscal (2º lugar).

Aprovado e classificado em concurso público da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG)/Secretaria de Estado de Educação (SEE)/Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), edital n.º 04/2014, para provimento do cargo de Professor de Educação Básica - PEB - Nível I - Grau A - Biologia/Ciências (5º lugar).

Registro no Conselho Federal de Biologia: Carteira de Identidade Profissional de Biólogo n.º 68181.

Registro no Conselho Regional de Biologia: CRBio-4ª Região n.º 87505/04-D.

Participação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) como ingressante no curso de Biologia. Data: 09/11/2008.

Representante da turma de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Itaúna. Período: 1º semestre/2008 a 1º semestre/2011.

Carteira nacional de habilitação nas categorias A e B.

Estudante, membro do Colegiado da Escola Estadual José Ataíde de Almeida (Igaratinga). Período: 2004 a 2006.

 




TAG's: Alexandre, Faria, Silva

Inicial | Voltar
Link permanente: