Membro do CODEMA registra descarte irregular de lixo na Travessa Paraná

Na manhã de hoje (12/07/2020) um membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA registrou o descarte irregular de lixo na Travessa Paraná, sede do Município de Igaratinga.

Igaratinga tem leis e outros instrumentos jurídicos sobre a temática englobando, inclusive, advertência e multa em caso de flagrante. O problema, entretanto, é a falta de colaboração de e cooperação da população.

“Infelizmente, o despertar da população para a consciência e a responsabilidade ambiental é demasiado lento. As pessoas, em geral, querem ‘se livrar do lixo imediatamente’, ‘tirar de dentro das suas casas e de perto dos seus olhos’ e o fazem de maneira errada”, disse o Presidente do CODEMA, Alexandre de Faria Silva.

Alexandre também disse que o CODEMA irá elaborar e desenvolver uma campanha educativa permanente de conscientização sobre o correto descarte de lixo no Município.

“A orientação é que as pessoas coloquem os sacos de lixo em frente às suas próprias casas, nos dias e horários corretos de coleta pelo Serviço Público Municipal de Limpeza Urbana e em locais mais elevados e/ou que não permitam que cães e outros animais rasguem as sacolas”, disse Alexandre.

Ainda, Alexandre reforçou a importância de as pessoas ajudarem na fiscalização. “Pedimos à população, encarecidamente, que ao verem alguém descartando lixo de forma irregular, façam denúncia anônima ou identificada nos telefones (37) 3246-1134 ou (37) 3246-1150”.