NOTA DE ESCLARECIMENTO



 

A Prefeitura Municipal de Igaratinga, Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que hoje (16/09/19), às 09:08, deu entrada no Centro de Saúde São Judas Tadeu, conhecido popularmente como “Policlínica”, uma criança de 1 ano e 2 meses com quadro suspeito de sarampo. Diante do fato, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o atendimento à população na Policlínica por tempo indeterminado e tomou todas as providências cabíveis.

 

Cabe esclarecer que não serão fornecidas quaisquer outras informações sobre o caso pontual em investigação por questões de sigilo médico e que não há motivo para preocupação.

 

O sarampo e a rubéola possuem vigilância integrada desde 1999, tornando oportuna a detecção de casos e surtos e a efetivação das medidas de controle. As duas doenças são de notificação obrigatória e imediata, o que deve ocorrer em até 24 horas após o atendimento.

 

A região das Américas foi considerada livre do sarampo em setembro de 2016. O Brasil recebeu a certificação de eliminação da rubéola em dezembro de 2015, entretanto desde fevereiro de 2018, o País enfrenta a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8, circulante na Venezuela desde 2017), nos estados de Roraima e Amazonas. Em 2018, vários estados do Brasil também tiveram casos confirmados.

 

A manutenção do sistema de vigilância epidemiológica para essas doenças é fundamental. O objetivo é o de detectar oportunamente todo caso de sarampo ou rubéola, bem como adotar todas as medidas de controle.

 

Após a notificação de caso suspeito de sarampo são desencadeadas ações que seguem os protocolos vigentes do Ministério da Saúde:

• Investigação do caso suspeito: busca dos dados clínicos e da investigação laboratorial junto aos serviços de atendimento;

• Investigação epidemiológica: avaliação de deslocamentos do caso suspeito com intuito de desencadear medidas para prevenir novos casos;

• Orientação de isolamento social do caso pelo período máximo de transmissão;

• Vacinação dos não imunizados ou com esquema de vacinação incompleto para a idade após a avaliação do comprovante de vacinação das pessoas expostas em todos os locais frequentados pelo caso suspeito, tais como residência, escola, unidade básica de saúde, meio de transporte utilizado em viagens no período de transmissão da doença, entre outros;

• Acompanhamento de todos os expostos para verificar o aparecimento de novos casos.

 

Em caso de confirmação é realizada ampliação da vacinação, denominada “Operação Limpeza”, que implica na busca exaustiva de todos os suscetíveis – não vacinados ou com vacinação incompleta – mediante vacinação casa a casa, incluindo os domicílios e os estabelecimentos coletivos. A ação abrange todos os locais frequentados habitualmente pelo caso confirmado de sarampo, segundo critérios do Ministério da Saúde.

 

O sarampo é uma doença viral aguda com alto potencial de transmissibilidade e que pode cursar com complicações graves como pneumonia, encefalite, otite média, laringotraqueobronquite, infecções secundárias bacterianas e, tardiamente, panencefalite esclerosante subaguda. O quadro clínico é caracterizado por febre alta, exantema maculopapular generalizado (manchas vermelhas no corpo), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pontos brancos na mucosa oral que precedem o exantema). O exantema surge entre o 2º e 4º dias de doença e se inicia na região retroauricular.

 

Trata-se de uma doença de transmissão respiratória, que ocorre através das secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Além disso, o contágio também ocorre por dispersão de aerossóis com partículas virais.

 

O período de incubação – do momento do contágio ao aparecimento de sintomas ou sinais – geralmente é de 10 dias, podendo variar de 7 a 18 dias. O período de transmissibilidade é de 7 dias antes do exantema até 7 dias após o seu aparecimento.

 

Atenciosamente,

 

Renato de Faria Guimarães

Prefeito do Município de Igaratinga

 

Elisângela Cristina Pimentel Campos

Secretária de Saúde do Município de Igaratinga

 




Inicial | Voltar
Link permanente: