A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realiza entrevista com o sr. Antônio Lima, para recolher e registrar informações acerca da história do povoado de Limas.



Nesta terça-feira (30), o estagiário de História Fernando Santos realizou uma entrevista com o sr. Antônio de Melo Lima, no povoado de Limas. O objetivo foi recolher e registrar informações acerca da história do povoado e suas tradições culturais e religiosas.

Este trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo no âmbito do Programa ICMS Patrimônio Cultural, cujo intuito é promover ações de preservação, reconhecimento e proteção da história e do patrimônio cultural local. Através do trabalho no âmbito desta política pública, será possível arrecadar recursos para promover ainda mais a cultura e a história do município.

A primeira imagem é de um dos cruzeiros que fica no povoado – o mais antigo deles. Segundo o sr. Antônio, a Cruz foi erguida por seu avô, tendo, portanto, mais de 100 anos de existência! Somente o gradil que cerca a Cruz foi modificado, mas sua madeira, de aroeira, nunca foi reformada, apenas pintada. Na segunda imagem é possível ver a Gruta de Padre Libério, localizada na Praça de mesmo nome, em Limas. Ainda hoje, a comunidade se reúne aos sábados à noite para rezar o terço neste local. Na terceira, está outra cruz, presente logo na entrada do povoado, em frente ao salãozinho. Por fim, no último registro, está a planta do loteamento do povoado que viria a ser Limas, feita pelo próprio sr. Antônio, no início da década de 80.




Inicial | Voltar
Link permanente: