A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo realiza entrevista com o sr. Levi Faria, para recolher e registrar informações acerca da história do povoado de Buracão.



Nesta última sexta-feira (03), o estagiário de História Fernando Santos realizou uma entrevista com o sr. Levi Bernardo de Faria, no povoado de Buracão. O objetivo foi recolher e registrar informações acerca da história do povoado e suas tradições culturais e religiosas, bem como dos seus cruzeiros.

Este trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo no âmbito do Programa ICMS Patrimônio Cultural, cujo intuito é promover ações de preservação, reconhecimento e proteção da história e do patrimônio cultural local. Através do trabalho no âmbito desta política pública, será possível arrecadar recursos para promover ainda mais a cultura e a história do município.

A primeira imagem é de um dos cruzeiros que fica no povoado – o mais antigo deles, conhecido como “Cruz do Zé Batata”. Segundo o sr. Levi, a Cruz já existia quando seus avós nasceram, sendo mais uma das cruzes centenárias do município! Recentemente, ela foi pintada, durante a reforma do salãozinho que existe à sua frente e que serve como local de reunião da comunidade. Na segunda imagem é possível ver uma estrutura que servia para moer mandioca, e era utilizada pela família de Levi para a produção de farinha – uma relíquia.




Inicial | Voltar
Link permanente: