Chefe de Gabinete publica resumo no I Congresso Online Internacional de Educação



 

O Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, publicou o resumo “O JOGO DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA PARA TRABALHAR OS TEMAS DIVERSIDADE DA VIDA NOS AMBIENTES E DIVERSIDADE DOS MATERIAIS” ISBN 978-65-86861-15-0.

 

O I Congresso Online Internacional de Educação surgiu com o propósito de ser acessível a todos que demonstram interesse e trabalham pela Educação. O conhecimento é o caminho que nos leva ao crescimento e o processo de aprendizado permite o surgimento de oportunidades para práticas educativas interdisciplinares. Com esse sentimento e vontade de compartilhar informações e experiências educacionais, como entusiastas da Educação, o Evento foi organizado.

 

Em sua primeira edição, o Congresso trouxe como tema central “Da Educação Básica ao Ensino Superior: Desafios e Oportunidades no Exercício da Docência na Contemporaneidade”, objetivando disseminar o conhecimento educacional, pesquisas e experiências por meio de relatos, palestras e minicursos de modo a sensibilizar os docentes dos segmentos da Educação Básica e do Ensino Superior para refletir e, possivelmente, reconstruir suas perspectivas sobre a Educação, de forma a valorizá-la e entender como a sociedade clama por práticas que tornem os discentes cada vez mais cidadãos.

 

Foi um Evento gratuito de caráter técnico-científico independente, não possuindo vínculo formal com qualquer instituição de ensino, direcionado aos docentes dos segmentos da Educação Básica e do Ensino Superior, profissionais da Educação, estudantes de todas as áreas e pais de alunos que se interessam pelos assuntos oferecidos, conectando pessoas de diversos lugares do Brasil e do exterior para a possibilidade de trocar experiências, aprender uns com os outros e, consequentemente, expandir a rede de saberes, de experiências e de ações ligadas à Educação, disseminando-as na sociedade, criando assim a “Rede Colaborativa de Saberes”.

 

Considerando a interdisciplinaridade do campo da educação e as diversas áreas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, o Evento contou com a colaboração de profissionais diversos, com suas experiências de sucesso educacional. Grandes foram as contribuições, e, como resultado, espera-se que aconteçam renovações nas práticas educacionais de todos os participantes e que os conteúdos aprendidos sejam aplicados de acordo com a individualidade de cada docente e discente.

 

Por se tratar de um Evento sem fins lucrativos, toda renda obtida nas inscrições, excluindo-se os custos para a sua viabilização, foi convertida em auxílio a projetos de escolas brasileiras que precisem de apoio para alcançar seus objetivos na concretização da educação de qualidade ou em alimentos não perecíveis que foram ofertados às escolas públicas brasileiras – mediante critérios específicos – para que essas pudessem redirecioná-los às famílias que passam necessidades devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Importante destacar que os organizadores do Evento estabeleceram critérios para efetivar as doações e que toda prestação de contas está disponível na página do Congresso.

 

Em sua primeira edição, o Evento se propôs a focar na disseminação do conhecimento em 4 grandes áreas temáticas: FORMAÇÃO DOCENTE/FORMAÇÃO CONTINUADA; AVALIAÇÃO EDUCACIONAL; METODOLOGIAS/MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM e EXPERIÊNCIAS (RELATOS) DE SUCESSO EDUCACIONAL.

 

Os temas propostos objetivaram o preenchimento de lacunas educacionais e a sensibilização daqueles que atuam no campo educacional. A proposição do Evento voltou-se, principalmente, para o docente, considerando sua relação estabelecida com o discente no universo da educação, privilegiando a postura, a motivação, a atuação e o relacionamento entre docente e discente.

 

O Evento foi realizado de 6 a 10 de julho de 2020. Os eixos temáticos que sustentaram as atividades do Evento seguiram a seguinte programação:

1º dia - FORMAÇÃO DOCENTE/FORMAÇÃO CONTINUADA

2º dia - AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

3º dia - METODOLOGIAS/MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

4º dia - EXPERIÊNCIAS (RELATOS) DE SUCESSO EDUCACIONAL

5º dia - MINICURSOS

 




Inicial | Voltar
Link permanente: