Igaratinga abre novo capítulo para a proteção, promoção e salvaguarda do patrimônio cultural municipal

Hoje (27/01/2020), o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães; o Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva; o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Geraldo Leonardo de Paula; e o Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Geraldo Fábio de Menezes, receberam a Historiadora Flávia Lemos Mota de Azevedo na sede da Prefeitura para assinatura do Contrato Administrativo de Prestação de Serviço n.º 13/2020, que tem por objetivo a proteção, a promoção e a salvaguarda do patrimônio cultural municipal. Também esteve presente a Analista da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Unidade Divinópolis, Ex-Diretora de Turismo e Ex-Assessora de Cultura da Prefeitura Municipal de Pará de Minas, Maria Rosária da Cruz.

O Contrato, que tem vigência de 10 (dez) meses, contempla os serviços de elaboração do Plano de Inventário do Município; elaboração e execução das fichas de inventário; registro do patrimônio imaterial através de pesquisa e redação de dossiê; elaboração e proposição de atividades de educação patrimonial e de difusão do patrimônio cultural; prestar orientações sobre o ICMS Patrimônio Cultural.

Flávia possui Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Mestrado em História Social e das Ideias pela Universidade de Brasília (2003). É Professora dos cursos de graduação em História, Jornalismo e Psicologia da UEMG Unidade Divinópolis; Coordenadora do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – CEMUD da UEMG Unidade Divinópolis; Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID desde 2014; Coordenadora do Programa Institucional de Extensão da UEMG Unidade Divinópolis na temática de Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas linhas de memória, museologia social, patrimônio, história oral, educação patrimonial e museal, formação docente, historiografia e teoria.