Chefe de Gabinete e Secretário Municipal participam da Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas – Território Oeste

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC-MG, em parceira com a Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM e a Prefeitura Municipal de Divinópolis, realizou a 7ª edição da Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas – Território Oeste, da qual participaram o Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Antônio Ramon de Almeida. O evento começou na terça-feira (12/09) na Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica – AMVI e encerrou na quinta-feira (14/09/2017). No total, participaram 72 pessoas, de 24 municípios do Centro-Oeste mineiro.

Em três dias, os participantes adquiriram e aprimoraram conhecimentos para atuar de forma mais eficiente, eficaz e efetiva nas atividades de proteção e defesa civil, que abrangem as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

O objetivo da capacitação foi preparar agentes para atuarem nos respectivos municípios, de modo que possam gerenciar e operacionalizar as diversas demandas relacionadas ao risco de desastres naturais ou provocados pelo homem, como enchentes, alagamentos, seca, acidentes envolvendo produtos perigosos, dentre outros.

A capacitação contemplou aulas de introdução à proteção e defesa civil, além de informações para implantação e operacionalização de uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, mapeamento de áreas de risco e outros assuntos pertinentes a essa importante área de atuação que tem como foco central a preservação de vidas.

Participaram do evento o Vice-Prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, e os secretários Cláudia Abreu Machado (Obras Públicas), Vera Prado (Educação), Juliano Prado (Desenvolvimento Social) e Waldo Martinho (Trânsito).

Também participaram da abertura da solenidade o Comandante da 7ª RPM, Coronel Helbert William Carvalhaes; o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, Major Rodrigo de Faria Mendes; o Comandante do 23º BPM, Tenente Coronel Marcelo Augusto Santos; o Chefe do 7º Departamento da Polícia Civil, Ivan José Lopes; o Comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Paulo César Gonçalves Fernandes e o Coordenador Regional de Defesa Civil da 7ª RPM, 1° Tenente Samuel Gontijo Fernandes.