Prefeito e Secretária Municipal de Administração e Planejamento participam do Workshop Plano Regional de Atração de Investimentos na FIEMG

Na data de (05/12/2017), o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães, e a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Adriana Rodrigues Almeida, participaram do Workshop Plano Regional de Atração de Investimentos na FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) Escritório Regional Centro-Oeste, em Divinópolis.

O evento, que recebeu prefeitos, vices, secretários de desenvolvimento e equipe técnica de diversas cidades da Região, é a segunda etapa do Programa Regional de Atração de Investimentos (PRAI), desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos da FIEMG e lançado no dia 17/11/2017.

O objetivo do programa, cujo piloto está sendo desenvolvido na Regional Centro-Oeste, é apoiar a atuação dos agentes municipais locais na promoção e facilitação de investimentos e prepará-los para oferecerem um atendimento de excelência aos possíveis investidores.

O Técnico do setor de Inteligência Competitiva da FIEMG, Davi Varella apresentou os potenciais benefícios gerados pela atração de investimento, como fortalecimento da mão de obra local, contribuição à produção industrial, transbordamento tecnológico à indústria, geração de emprego, aumento das exportações, incentivo à criação e ampliação de cadeias produtivas, aumento da atratividade e competitividade local, aumento na arrecadação pública e da renda e desenvolvimento socioeconômico.

De acordo com a gerente de atração de investimentos da FIEMG, Junia Cerceau, o encontro superou as expectativas da equipe técnica que espera que os municípios tenham a FIEMG Regional como referência para apoiar e acompanhar possíveis novos investimentos. “O próximo passo do programa será o ajuste final do material levantado. Conseguimos trazer uma linguagem que se aproximou da realidade dos municípios, houve uma interação e troca de experiência muito enriquecedora. Agora, a Regional vai continuar dialogando com os municípios e apoiando com as oportunidades que aparecerem, finalizou.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, as particularidades das cidades participantes vão agregar valor ao projeto, contribuindo com a atração de investimentos. “Cada município do Centro-Oeste tem sua expertise, o que faz com que o projeto piloto seja desenvolvido aqui. E a Federação se coloca ao lado dos gestores municipais na busca por ações que possam fortalecer e desenvolver nossa Região”, enfatizou.