QUEDA NA ARRECADAÇÃO DE ICMS

Secretaria da Fazenda do Município faz balanço dos meses de janeiro e fevereiro de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022 e detecta queda na arrecadação do Município de Igaratinga de mais de MEIO MILHÃO de reais.

Em decorrência da limitação da alíquota do ICMS em 18% para os combustíveis, telecomunicações e energia elétrica o reflexo no caixa da Prefeitura foi inevitável.

Esta alteração na arrecadação do ICMS impactou diretamente as receitas do município, haja vista que 25% do valor total arrecadado no Estado é repassado aos municípios.

A redução abrupta na arrecadação do ICMS não representa apenas perdas financeiras, como também possíveis danos administrativos, pois os municípios podem passar a ter dificuldades para cumprir com o planejamento orçamentário previsto para o exercício de 2023.

Neste contexto, o município de Igaratinga pode ser afetado por este cenário, podendo prejudicar o funcionamento nos mais diversos setores, em especial da saúde e educação, o que é muito preocupante.

Ressaltamos, que, em meio as dificuldades que possivelmente poderemos enfrentar, continuaremos trabalhando para que não tenhamos perdas nos avanços das políticas públicas municipais nas mais diversas áreas.

Solicitamos compreensão e colaboração de todos os munícipes, principalmente os servidores, a fim de evitarmos desperdícios e gastos desnecessários.
Comunicamos que, em razão do exposto, encontram-se suspensas as conversões de férias prêmio e regulares em espécie, até modificação do cenário.