Secretaria Municipal de Educação de Igaratinga continua desenvolvendo atividades a distância com os alunos da rede pública de ensino

Na última segunda-feira (06/07/2020) a Secretaria Municipal de Educação iniciou a 10ª semana de atividades a distância com os alunos da rede pública de ensino. Ao longo desta semana, as apostilas trazem atividades lúdicas envolvendo artes, brincadeiras e jogos.

Queremos agradecer imensamente aos professores e aos pais/responsáveis por estarem engajados na missão de manter os alunos envolvidos, empolgados e aprendendo. Parabéns a todos pelo comprometimento, dedicação e empenho!

A participação e a parceria da família na vida escolar de seus filhos sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo e se torna ainda mais importante diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), momento atípico e delicado que a sociedade contemporânea vivencia.

A arte, as brincadeiras e os jogos são maneiras particulares que os indivíduos desenvolvem para expressar suas emoções e seus sentimentos. Por isso, uma mesma emoção e sentimento pode ser manifestada de várias maneiras, por pessoas diferentes. Além disso, cada uma delas pode ter um talento específico e distinto para se expressar.

O dom artístico pode ser extravasado por meio de desenhos, pinturas, danças, músicas, entre tantas outras formas e, se desenvolvido desde cedo – ainda na infância – esse talento pode ajudar no afloramento e no aprimoramento de outras habilidades.

A arte reflete a história e a cultura vivenciada por uma pessoa, levando-se em consideração seus valores estéticos de beleza, harmonia e equilíbrio. Tudo isso é facilmente percebido por um adulto. Porém, para uma criança, a manifestação do universo infantil é algo natural, sem que ela se dê conta de que está expressando tudo o que vivência naquele momento da sua vida.

Para as crianças não há um modo de se expressar por meio da arte, apenas uma vontade e um impulso nato de expressar suas percepções do mundo que ainda estão sendo construídas. A arte pode ter várias funções no desenvolvimento das crianças, tais como, expressar emoções, desenvolver a criatividade, estimular a escrita, aguçar a percepção com os cinco sentidos, entre outras.