Solenidade em comemoração aos 243 anos da PMMG

Ontem (08/06/18), o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães, acompanhado do Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, e do Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Geraldo Fábio de Menezes, participou da solenidade em comemoração aos 243 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no auditório da Faculdade Pitágoras, em Divinópolis. Na ocasião, o Soldado do Destacamento da PMMG de Igaratinga, Marley Henrique da Silva, foi homenageado.

Parabéns ao Comandante da 7ª Região da Polícia Militar, Tenente-Coronel Marcelo Augusto Santos, e a todos os policiais da ativa e reserva altiva pelo brilhante trabalho.

História de 243 anos

A história da PMMG se confunde com a própria história do Estado de Minas Gerais, berço da democracia brasileira. Foi em Ouro Preto que surgiu um dos maiores movimentos libertários da história do Brasil, a Inconfidência Mineira, liderada pelo Alferes Tiradentes, patrono da PMMG, então membro do 1º Regimento Regular de Cavalaria, criado em 1775 para garantir a lei e a ordem. Desde aquela época, esse regimento evoluiu e teve diversas denominações como Corpo Policial de Minas, Guarda Republicana, Corpo Militar de Polícia de Minas, Força Policial, Brigada Policial, Força Pública e, finalmente, PMMG, denominação adotada a partir de 1946 até nossos dias.

A PMMG cresceu e modernizou-se, sedimentada nos princípios que norteiam sua razão funcional: os ideais de liberdade, o respeito aos direitos humanos e à cidadania.