TBT



O TBT de hoje é muito especial: faz referência aos festejos da Santa Cruz (ocorridos na última terça-feira (03/05) em vários pontos do município), celebração histórica, cultural e característica da identidade do município. Em Igaratinga, há uma gama diversa de cruzeiros que conformam suas especificidades, histórias próprias e significados para a comunidade. Seja em zona rural ou urbana, reformados ou não, simbólicos como o "Cruzeiro da Mariana" e a "Cruz dos Martírios" (não mais existente), os cruzeiros são espaços onde se pode resgatar a história de Igaratinga. A "Cruz dos Martírios", na primeira imagem,  se encontrava abaixo da Igreja Matriz de Santo Antônio, e em sua construção possuía representações das ferramentas que foram utilizadas para crucificar Jesus.

A segunda imagem é de Mariana, uma das personagens históricas mais relevantes do município. A história de Mariana, descendente de escravizados, e sua materialização pelo Cruzeiro que leva seu nome, fazem parte da memória e patrimônio cultural local, da tradição oral de se contar tal história, representação de fé e pertencimento.

O contexto de construção deste Cruzeiro diz respeito à epidemia de gripe espanhola que assolava o povoado. Muitas pessoas estavam morrendo, vítimas da doença. Então, Mariana, muito devota, fez uma promessa caso a doença cessasse: se não houvesse mais mortes, ela construiria um Cruzeiro e rezaria todas as tardes ou todas as noites, como agradecimento. E assim o foi. Os moradores contam que as pessoas não estavam mais morrendo em grande quantidade, e daí decorreu o erguimento do Cruzeiro, no dia 27 de maio de 1923.

A última imagem é da celebração ocorrida na Cruz de Mariana na última terça-feira, dia 03 de maio.

Você já tinha ouvido falar sobre essas curiosidades?




Inicial | Voltar
Link permanente: