09/06: Dia da Imunização



 

Hoje (09/06/2020) comemoramos o Dia da Imunização. A data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças.

 

O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde tem como objetivo, em primeiro lugar, prevenir e manter sob controle as doenças passíveis de imunização para que a população possa ser cada vez mais protegida contra enfermidades. As vacinas são feitas com micro-organismos da própria doença. No entanto, esses micro-organismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a enfermidade, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário.

 

Segundo o Ministério da Saúde, toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

 

Infelizmente, apesar da intensa divulgação e campanhas, vem crescendo o número de pessoas que adotam falsas contraindicações, apoiadas em conceitos desatualizados, não realizando a vacinação e com consequente prejuízo da cobertura vacinal.

 

A pessoa que opta por não se vacinar não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: