LOCALIZAÇÃO DE IGARATINGA

Localização de Igaratinga em Minas Gerais (área em vermelho).

 

LIMITES

1 – Com o Município de Carmo do Cajuru: Começa no divisor de águas dos Rios Pará e São João, no ponto fronteiro às cabeceiras dos Córregos Duas Pontes e Pedra Negra, segue por este divisor, até o ponto fronteiro às cabeceiras do Córrego Baraúna, no divisor da vertente da margem direita do Córrego dos Passos.

2 – Com o Município de Conceição do Pará: Começa no divisor de águas entre os rios Pará e São João no ponto fronteiro à cabeceira do córrego do Buriti, segue pelo divisor de águas entre os córregos Buriti e Limas até atingir o rio São João na foz do ribeirão Areias ou Torneiros.

3 – Com o Município de Itaúna: Começa no divisor de águas dos Rios São João e Ribeirão Bom Sucesso, no ponto fronteiro às cabeceiras do Ribeirão do Sítio, entre Catumba dos Brancos e Catumba dos Pretos, desce pelo Ribeirão do Sítio até sua foz no Rio São João; desce por este rio até a foz do Ribeirão dos Coelhos, continua pelo divisor da vertente da margem esquerda do Ribeirão dos Coelhos, até o ponto fronteiro às cabeceiras dos Córregos da Pedra Negra e Duas Pontes, no divisor de águas dos Rios Pará e São João.

4 – Com o Município de Pará de Minas: Começa na foz do ribeirão Areias ou Torneiros no rio São João; segue pelo divisor entre estes dois cursos de água até defrontar as cabeceiras dos Córregos Carrapatos e Vargem da Cachoeira; daí, desce por um espigão secundário, até atingir o Ribeirão Torneiros ou Areias, na foz do Córrego da Lavrinha; sobe pelo Ribeirão das Areias até a foz do Córrego Capão da Lage, sobe por este córrego, até suas cabeceiras na serra dos Cochos, alcança o divisor da vertente da margem direita do Rio São João, segue por este divisor até o alto, entre Catumba dos Brancos e Catumba dos Pretos, no ponto fronteiro às cabeceiras do Ribeirão do Sítio e no divisor de águas do Rio São João e Ribeirão Bom Sucesso.

5 – Com o Município de São Gonçalo do Pará: Começa no divisor da vertente da margem direita do córrego das Posses, no ponto fronteiro às cabeceiras do córrego da Baraúna; continua pelo espigão das cabeceiras do córrego da Baraúna, e, depois, pelo divisor da vertente da margem direita do córrego Campo Alegre até sua foz no rio São João; desce pelo rio até a foz do córrego do Marimbondo; sobe por este córrego até sua cabeceira; daí, alcança o divisor de água entre os rios Pará e São João; continua por este divisor até atingir o ponto fronteiro à cabeceira do córrego do Buriti.

 

ACESSO

O Município de Igaratinga é servido pelas rodovias MG-050 – confrontando Igaratinga e Carmo do Cajuru, na altura de Pedra Negra de Cima; MG-430 – ligando a BR-262, do Distrito de Antunes à MG-050 no trevo do Carrão, em Carmo do Cajuru, com 6,5 km de asfalto e 18 km sem asfalto; BR-262 – confrontando Igaratinga com Pará de Minas e Conceição do Pará.

São várias as estradas secundárias municipais que ligam à sede, todas elas sem pavimentação asfáltica. O Distrito de Antunes tem acesso asfáltico pela MG-430 e o povoado de Limas pela MG-430 e BR-262.

 

DISTÂNCIAS DA SEDE DO MUNICÍPIO A SEU DISTRITO E POVOADOS (TRAJETOS MAIS RÁPIDOS)

Distrito de Antunes.......... 6,3 km

Limas.......... 19 km

Buracão.......... 3 km

Pedra Negra de Baixo.......... 14 km

Pedra Negra de Cima.......... 17 km

Várzea da Cachoeira.......... 8 km

Cachoeira.......... 10 km

 

DISTÂNCIAS DA SEDE DO MUNICÍPIO ÀS CIDADES VIZINHAS E À CAPITAL (TRAJETOS MAIS RÁPIDOS)

Pará de Minas.......... 21,4 km

São Gonçalo do Pará.......... 35,7 km

Itaúna.......... 42,7 km

Divinópolis.......... 32,5 km

Conceição do Pará.......... 51 km

Carmo do Cajuru.......... 39,3 km

Belo Horizonte.......... 104 km

 

CIDADES LIMÍTROFES

Carmo do Cajuru, Conceição do Pará, Itaúna, Pará de Minas e São Gonçalo do Pará.

 

LATITUDE: 19º 57' 19" S

LONGITUDE: 44º 42' 33'' W

ALTITUDE: 816 metros (m)

ÁREA DA UNIDADE TERRITORIAL 2016 (km²): 218,343

 

LOCALIZAÇÃO (GOOGLE MAPS)

CLIQUE AQUI: <https://www.google.com.br/maps/@-19.956096,-44.7053064,15z>

 

Referências:

GOOGLE MAPS. Distâncias da sede do Município de Igaratinga ao Distrito de Antunes, povoados, cidades vizinhas e capital

MINAS GERAIS. Lei 2764 de 30/12/1962. Contém a Divisão Administrativa do Estado de Minas Gerais. Disponível em: <https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa-nova-min.html?tipo=LEI&num=2764&comp=&ano=1962&texto=consolidado>. Acesso em: 2 jan. 2017.

WIKIPÉDIA. Igaratinga. 2017. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Igaratinga>. Acesso em: 2 jan. 2017.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: