17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.



17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Esse tipo de câncer é a segunda doença que mais causa mortes entre os homens e a sua cura apenas é possível mediante ao diagnóstico precoce.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, tais como, estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão.

O exame de toque retal e de PSA, são principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores, e os tratamentos menos invasivos.

Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. 

A detecção e o tratamento precoce podem salvar vidas!




Inicial | Voltar
Link permanente: