2 de Dezembro - Aniversário de Minas Gerais.



 2 de Dezembro - Aniversário de 301 anos de Minas Gerais

Minas Gerais é um estado conhecido pela culinária riquíssima (como o famoso pão de queijo mineiro e a tradição da produção de queijo), tradições culturais, locais naturais e centros históricos belíssimos, além da hospitalidade mineira, mundialmente reconhecida. Todo esse conjunto de saberes e belezas, materiais e imateriais, não se consolidou de um momento para outro. Foram séculos de desenvolvimento até o momento atual.

O estabelecimento da capitania de Minas Gerais foi o primeiro passo para sua autonomia administrativa. O seu desenvolvimento se deu principalmente durante o século XVIII, com a descoberta da abundância de ouro – fato que tornou Minas o centro econômico da Coroa Portuguesa. É impossível falar em Minas Gerais atualmente e não considerar a importância que o processo econômico derivado da exploração das minas de ouro teve para a história do Brasil, já que a própria denominação do estado remete às minas de ouro. No século XVIII, se torna a região mais rica de todo o Império Português.

Contudo, também não se deve apagar da história mineira, nem esquecer nesta data comemorativa, do tráfico de escravizados e seu impacto para que esse desenvolvimento ocorresse. Milhares de pessoas foram escravizadas durante séculos neste território, vivendo em condições degradantes. Minas Gerais também possui as marcas deste sofrimento em sua história.

Enfim, que se reconheça que a história do estado de Minas Gerais é rica, repleta de aspectos culturais, econômicos, políticos, sociais, ambientais, naturais, gastronômicos e históricos que dão identidade única a este ente da federação. Valorizar a história e a cultura mineiras é fazer parte desta identidade, se reconhecer enquanto um cidadão que vive inserido em um local com muitas belezas e muitas histórias para contar.

Igaratinga também é Minas, não só territorialmente, mas em suas tradições, em seus modos de fazer, em seus saberes, em sua cultura.

Parabéns Minas, pelos seus 301 anos!




Inicial | Voltar
Link permanente: