26 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DE APOIO ÀS VÍTIMAS DE TORTURA. TIPOS DE TORTURAS UTILIZADAS NO BRASIL DURANTE A DITADURA MILITAR. TORTURA NUNCA MAIS!



 

As torturas utilizadas no Brasil durante a ditadura militar têm uma estreita ligação com técnicas desenvolvidas através de experimentos como os do Projeto Mkultra. Essas técnicas foram trazidas para o Brasil pelos militares e agentes policiais que frequentaram a Escola das Américas.

 

Vários membros da força policial brasileira e militares foram treinados por especialistas em tortura que vieram para o Brasil com o objetivo de difundir os métodos e meios de interrogatório compilados pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos da América (Central Intelligence Agency – CIA). Foi o caso do conhecido Daniel Anthony Mitrione, que colaborou com as ditaduras que governaram o Brasil e o Uruguai.

 

A recente liberação pelo governo americano de uma lista parcial de nomes de participantes nos treinamentos da Escola das Américas revelou também o fato de que militares brasileiros treinaram e participaram de tortura, inclusive no Chile.

 

No Brasil foi instalado o Centro de Instrução de Guerra na Selva – CIGS, em Manaus, comandado pelo general francês Paul Aussaresses, promotor do uso da tortura na Guerra da Argélia.

 

O CIGS foi criado por oficiais brasileiros formados na Escola das Américas.

 

Para mais informações acesse: https://www.plural.jor.br/documentosrevelados/nome-dos-torturadores-e-dos-militares-que-aprenderam-a-torturar-na-escola-das-americas/tpos-de-tortura-usados-durante-a-ditadura-civil-militar

 




Inicial | Voltar
Link permanente: