5 de Novembro - Dia Nacional da Cultura.



O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Essa personagem foi uma importante figura nos campos da política institucional e da cultura brasileiras.

Este dia é importante por fazer as pessoas refletirem sobre o que é cultura, o que ela representa e qual a sua importância para a formação da identidade de um povo ou de um grupo social. O reconhecimento de tradições, rituais, costumes, modos de ser, viver e produzir, bem como o lugar concreto onde se vive são importantes indicadores da cultura. Nesse sentido, o patrimônio cultural de um povo é uma de suas maiores riquezas!

O Município de Igaratinga, apesar de pequeno, possui uma rica história cultural. Desde o início de sua fundação, alguns aspectos já conformavam sua cultura: as tradições religiosas e a produção de cerâmica vermelha local já eram marcas muito fortes que caracterizavam o povo igaratinguense.  Hoje, a sua cultura é mais complexa e diversa: festas tradicionais; celebrações com grupos específicos como Banda de Música e Reinado; e a produção de cerâmica são alguns fatores que compõem essa cultura.

Nas fotos é possível visualizar um pouco da cultura de Igaratinga: na primeira imagem, a representação de cerâmicas; na segunda, o grupo de Reinado; na terceira, a Banda de Música Lira.

Neste dia, que se possa observar com mais cuidado e respeitar as culturas alheias, e reconhecer e valorizar a própria cultura, com sua importância histórica, social e identitária.




Inicial | Voltar
Link permanente: