Apresentação do Programa Pró Mananciais foi um sucesso!



 

Hoje (27/02/19), os membros do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA Alexandre de Faria Silva, Antônio de Pádua Almeida e Virgínio Alves Pereira Neto apresentaram o Programa Pró Mananciais para agricultores familiares, produtores e proprietários rurais na propriedade do Sr. Geraldo do Zé do Eloi, Zona Rural, “Buracão”.

Após a apresentação foi possível esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, ouvir e debater as demandas ambientais dos moradores. Ao final houve uma confraternização onde todos puderam desfrutar de um delicioso café preparado pelo Colmeia e pela Dona Terezinha.

O Programa Pró Mananciais tem como objetivo geral proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Copasa-MG por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No caso de Igaratinga, o foco é proteger e recuperar os mananciais que compõem a Sub-Bacia do Rio São João, da qual fazemos parte.

O contexto de mudanças climáticas, associado à gestão local insustentável, está agravando a questão hídrica e afetando o abastecimento humano. Assim, o Programa Pró Mananciais é uma importante alternativa para mitigar e prevenir esses efeitos.

Agradecimentos ao Sr. Geraldo do Zé do Eloi por ter cedido sua propriedade para apresentação do Programa Pró Mananciais; à Dona Terezinha, esposa do Sr. Geraldo, pelas quitandas deliciosas que preparou, e a todos que participaram.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: