Apresentação pública do Serviço de Inspeção Municipal – SIM foi um sucesso

Hoje (02/08/2017), das 15h00min às 17h30min, na Câmara Municipal de Igaratinga, foi realizada a apresentação pública do Serviço de Inspeção Municipal – SIM pela Médica Veterinária e Coordenadora do SIM/CIMCOM, Kelleyn de Oliveira Ribeiro Salomé CRMV-MG 92062. Igaratinga faz parte do Consócio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro – CIMCOM, assim sendo, a implantação do serviço de inspeção no Município se deu de forma consorciada e concomitante com outras cidades da região.

O evento foi bastante enriquecedor e produtivo, marcado pela interatividade com a população e comerciantes locais, espaço aberto para o esclarecimento de dúvidas. Inclusive, secretários municipais de cidades vizinhas vieram conhecer, de perto, o trabalho feito em Igaratinga e como foi colocado em prática. Os participantes foram informados sobre como se consolidou a implantação do S.I.M., sua estruturação, organização e o cronograma de trabalho. Além disso, obtiveram conhecimentos sobre as legislações pertinentes que regulamentam a matéria, noções de boas práticas na manipulação de alimentos e formas de adesão.

Criado pela Lei Municipal nº 1338/2015 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 1047 de 28 de abril de 2016, o SIM é muito importante para proteger e preservar a saúde humana dos riscos representados pela presença de contaminantes nos alimentos, oferecendo aos consumidores igaratinguenses produtos com qualidade e segurança garantida, de acordo com a legislação municipal e federal aplicáveis.

Vinculado à Secretaria Municipal de Administração, o SIM é responsável pela inspeção e fiscalização higiênico-sanitária e industrial de produtos de origem animal, tais como carnes e derivados, leite e derivados, ovos e derivados, pescados e derivados, mel e cera de abelhas e derivados, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, beneficiados, transformados, recebidos, acondicionados, depositados ou em trânsito no Município de Igaratinga.