AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões: Itapecerica (Centro-Oeste)



 

Ontem (29/09), o Prefeito, Renato de Faria Guimarães, e o Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, participaram do AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões, em Itapecerica, onde foi possível discutir política local e aprimorar conhecimentos sobre os principais aspectos da administração pública através das palestras de especialistas na área. 

 

Mais de 200 participantes, dentre eles, quase 40 prefeitos, além de lideranças políticas, presidentes de microrregionais, deputados estaduais e federais, vereadores, servidores públicos e sociedade civil participaram do evento. A cobrança pelos atrasos nos repasses estaduais como o ICMS, transporte escolar e recursos da saúde foram as principais pautas defendidas pelos prefeitos na ocasião.

 

Na abertura, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destacou que a cada passo dado, o alcance do projeto vem crescendo e alcançando o objetivo do projeto de interiorização pensado pela sua gestão, que é reconhecer os problemas de cada região para elaborar uma pauta condizente com as demandas locais. “O que viemos buscar aqui, é trazer as reivindicações para que a AMM tenha uma pauta sólida, com os verdadeiros anseios dos prefeitos, e não o que uma diretoria achar o melhor. Hoje, mais quatro municípios filiaram-se, somando forças para podermos alcançar a vitória da causa municipalista”, comemorou.

 

Julvan também destacou que o “AMM nos Municípios” tem despertado incômodo pelo seu êxito, mas que é necessário passar por cima. Para ele, acusações de que o projeto seria campanha antecipada representa desespero. “Tudo que acontecer que for contra os municípios, seja quem estiver lá, seremos contra, porque vocês elegeram nossa causa pra isso”, reforçou. “Não estamos fazendo política, a eleição da nossa chapa única representa isso. Estamos querendo ouvir os prefeitos. A participação dos nossos convidados é boa para saberem quais as demandas, em tempo real, mas não são os principais atores, que são os prefeitos”, explicou.

 

A presença de dezenas de vereadores da região contribuiu para o sucesso do evento. “A AMM não é só uma associação de prefeitos, mas de municípios. Por isso, saudamos os vereadores que participam, representantes mais próximos da população. É importante que os vereadores saibam o que estamos passando, para nos unirmos mais”, disse o Presidente da AMM, Julvan Lacerda, agradecendo a presença dos representantes do legislativo municipal.

 

Por meio deste projeto, idealizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), os gestores e servidores públicos das cidades do interior de Minas Gerais – que nem sempre podem estar na sede em Belo Horizonte – têm a oportunidade de participar das atividades da Associação para reivindicarem ações e, juntos, buscarem soluções e mais desenvolvimento, principalmente aos pequenos municípios. “Queremos um movimento de capacitação dos gestores locais, e de interlocução e união dos agentes políticos na construção de um municipalismo mais forte”, explicou o Presidente da AMM e Prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

 

O projeto tem como parceiros o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR/Subsecretaria de Integração Regional) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/Subsecretaria de Integração de Segurança Pública), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas de Televisão.

 

As próximas edições do "AMM nos Municípios" já estão confirmadas:

* 6 de outubro: Curvelo – Central.

* 20 de outubro: Poté – Jequitinhonha/Mucuri.

* 10 de novembro: Ipatinga – Rio Doce.

* 24 de novembro: Catuti – Norte.

* 1° de dezembro: Guimarânia – Alto Paranaíba.

 

Clique aqui para acessar a programação completa e efetuar sua inscrição.

 

Referência:

 

Adaptado de: <http://portalamm.org.br/em-itapecerica-prefeitos-cobram-demandas-atrasadas-do-governo-de-minas/>.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: