Chefe de Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Igaratinga fiscaliza os estabelecimentos comerciais e orienta a população sobre o novo coronavírus (COVID-19)

No último fim de semana (4 e 5 de julho de 2020) a Chefe de Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Igaratinga, Amanda Faria Rodrigues, fiscalizou e orientou os estabelecimentos comerciais e a população sobre as medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da COVID-19.

A fiscalização tem como objetivo fazer com que os estabelecimentos comerciais cumpram as determinações contidas na LEI Nº 13.979, de 06/02/2020, que “Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”; na PORTARIA Nº 188, de 03/02/2020, que “Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV); no DECRETO NE Nº 113, de 12/03/2020, que “Declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Estado em razão de surto de doença respiratória – 1.5.1.1.0 – Coronavírus e dispõe sobre as medidas para seu enfrentamento, previstas na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020”; e no DECRETO Nº 1.502, de 26/06/2020, que “Revoga o Decreto nº 1.486, de 24 de abril de 2020, que renova a declaração de SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Município de Igaratinga e estabelece medidas de prevenção contingenciamento e enfrentamento a COVID-19 e dá outras providências”.

A orientação tem como objetivos informar a população sobre o que são os coronavírus, período de incubação, período de transmissibilidade, fonte de infecção e sintomas, formas de prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento.