Chefe de Gabinete e Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo participam da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural 2019

Hoje (25/09/19) o Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, e o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Geraldo Leonardo de Paula, participaram da 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural 2019, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, e sediada na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Unidade Divinópolis.

Foi a primeira vez que Divinópolis sediou a Rodada, que abordou o tema “Instrumentos de Proteção do Patrimônio Cultural”. Os responsáveis por receber a Rodada em Divinópolis foram o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – CEMUD da Uemg Unidade Divinópolis e a Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis.

A abertura do Evento contou com a participação do Diretor Acadêmico da Uemg Unidade Divinópolis, Professor Fabrizio Furtado de Sousa; da Diretora de Promoção do Iepha/MG, Clarice de Assis Libânio; do Gerente de Articulação com os Municípios do Iepha/MG, Rodolfo Ataíde da Silva; da Gerente de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do Iepha/MG, Luzinete Assis de Jesus; do Secretário Municipal de Cultura de Divinópolis, Gustavo Mendes Martins; e da Professora, Pesquisadora e Coordenadora do Cemud, Flávia Lemos Mota de Azevedo.

Participaram do Evento representantes das áreas de Cultura, Educação e Turismo de cerca de 50 municípios de diversas regiões do Estado, a maior parte do Centro-Oeste Mineiro. Durante a Rodada foram debatidas políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural mineiro.

O Evento, realizado no auditório da Uemg Unidade Divinópolis, integrou a programação da 13ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Assim, Alexandre e Geraldo aproveitaram a oportunidade para visitar a exposição “Do Direito à Memória: a trajetória do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho”, que apresentou a trajetória do Cemud na defesa do patrimônio cultural de Divinópolis e do Centro-Oeste Mineiro.