Igaratinga é 1° LUGAR na microrregião em qualidade da informação contábil e fiscal segundo a Secretaria do Tesouro Nacional

Igaratinga é 1º LUGAR na microrregião, 27º LUGAR no Estado de Minas Gerais e 472º LUGAR nacional em qualidade da informação contábil e fiscal segundo a Secretaria do Tesouro Nacional.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi e, consequentemente, disponibiliza para acesso público. A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Em 2019, foi publicada a primeira versão do Ranking que observou dados estaduais de 2018. Essa versão utilizou verificações consideravelmente simples e os dados da Declaração de Contas Anuais – DCA, do Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO do 6º Bimestre e do Relatório de Gestão Fiscal – RGF do 3º quadrimestre.

Para o Ranking de 2020, que analisa os dados de 2019, foram introduzidas várias inovações, como a criação de novas verificações mais complexas, a inclusão da Dimensão I e a introdução do Ranking Municipal. As bases de dados foram extraídas no dia 03/06/2020 e considerou as declarações homologadas até o dia 02/06/2020. Além dessa versão, ainda será disponibilizado um painel online do ranking que será atualizado diariamente e refletirá eventuais correções que forem efetuadas nas declarações.

Para os próximos anos, o ranking trará ainda mais inovações, como a inclusão da Matriz de Saldos Contábeis – MSC no rol de informações avaliadas, o cruzamento dos dados do Siconfi com outras bases de dados, a criação de notas para o desempenho dos entes etc.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é dividido em dimensões de avaliação. Cada uma dessas dimensões reúne um conjunto de verificações que tem o mesmo objetivo ou que sejam relacionadas às mesmas informações.

Atualmente, existem quatro dimensões de avaliação:

Dimensão I - Gestão da informação

Dimensão II - Informações Contábeis

Dimensão III - Informações Fiscais

Dimensão IV - Informações Contábeis x Informações Fiscais

Cada verificação incorpora conceitos evidenciados no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, no Manual de Demonstrativos Fiscais e nas Instruções e Guias de Preenchimento do Siconfi.

O posicionamento dos municípios pode ser observado sob a ótica de vários recortes. Para fins de análise, neste primeiro momento, foi estabelecido uma visão nacional que contempla todos os municípios da federação. Novamente, cabe destacar que Brasília e Fernando de Noronha não contemplam o conjunto de entes analisados.

O segundo recorte contempla o ranking estadual dos municípios, estabelecendo a comparação em nível estadual do desempenho dos entes nas verificações. Por fim, temos a análise microrregional dos municípios. As microrregiões seguem a delimitação estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Acesse os dados do Ranking no link https://ranking-municipios.tesouro.gov.br