Igaratinga marca presença no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS)

ADAPTADO DE: http://www.emds.fnp.org.br/emds/o-encontro

O Vice-Prefeito, Dirceu Alves Rodrigues, o Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, e o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Soares Ferreira, participaram do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Brasília/DF, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de abril de 2017.

Na oportunidade, além do aprendizado e conhecimento sobre novas soluções e tecnologias sustentáveis, troca de experiências e boas práticas com outros municípios, obtenção de informações diretamente do Governo Federal, participações em salas temáticas, arenas de diálogos, oficinas, workshop's, mesas redondas e TED-alike's, conversas com importantes políticos brasileiros e contato com pessoas comprometidas com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, compareceram ao gabinete do Deputado Federal Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes (PT-MG) em busca de possíveis emendas parlamentares voltadas à destinação de recursos para a reforma da sede do Programa Saúde da Família (PSF) do Distrito de Antunes, ampliação dos serviços de atenção básica e investimentos em infraestrutura de esgotamento sanitário.

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo o Brasil, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras. A última edição do evento reuniu mais de nove mil pessoas, um cenário ideal para estabelecer troca de informações entre os participantes, fortalecer e organizar as propostas de melhoria e aperfeiçoamento da gestão, a partir de agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável.

Em sua quarta edição, o EMDS objetivou fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, teve como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”, que, durante cinco dias, teve atividades voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos. Os debates foram norteados pelos eixos temáticos:

• Serviços e políticas públicas como direitos da cidadania;

• Cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes;

• Direito à cidade;

• Repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional;

• Qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez;

• Agenda urbana global e mudanças climáticas;

• Incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

Para mais informações sobre o IV EMDS acesse: http://www.emds.fnp.org.br/