Desde de o início do nosso trabalho, neste ano de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Prefeito Renato Faria Guimarães, tem se empenhado arduamente em desenvolver e praticar ações que promovam a saúde da população em todos os níveis e também nos seus diferentes aspectos.
Assim sendo, a cada dia que se passa tem-se ampliado o compromisso da gestão municipal com a saúde da população e também dispensado um grande cuidado ao meio ambiente.
De modo que neste ano de 2017, estamos dando início a implantação do programa, que visa o combate a Doença de Leishmaniose e que também propõe o manejo correto de cães em situação de rua.
E para alcançarmos estes objetivos temos convocado e contado com o apoio dos gestores municipais, referências técnicas e principalmente com auxílio de nossa população.
Além disso ,estamos recorrendo a clínicas veterinárias e a parcerias com secretárias de saúde de cidades circunvizinhas, centro de zoonoses e centro de ensino universitários.Para realizarmos o manejo clínico de forma correta em nossos cães em situação de rua , não deixando de seguir regras estabelecidas pela vigilância sanitária e as leis que regem a proteção dos animais.( Lei n° 9.605/98).
A Leishmaniose
A leishamaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário( Leishmania Chagasi), que é transmitido através da picada de um inseto chamado fletomíneo(Lutzomya longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e pode atingir pessoas e animais e principalmente o cão. O mosquito palha se contamina picando um cão infectado e posteriormente uma pessoa .
NÃO HÁ TRANSMISSÃO DIRETA ENTRE PESSOAS E PESSOAS E CÃES.
Como prevenir?
Vigiar a população de cães , controlar a proliferação do inseto vetor e evitar que ele pique pessoas. Essas ações são tanto de proteção individual como manejo do ambiente.
Manejo ambiental para controle do vetor:
- Limpar quintais, terrenos e praças públicas (recolhendo folhas e galhos);
- Eliminar resíduos sólidos orgânicos e dar destino adequado a este lixo.
Medidas de Controle à população canina:
- Manejo de cães em situação de rua de maneira correta;
- Estímulo da posse responsável de animais domésticos;
- Entre outras práticas.
O BEM ESTAR DE TODOS É O NOSSO COMPROMISSO!
Marcelo Soares Ferreira
Secretário Municipal de Saúde
Para mais esclarecimentos procurar o Centro de Saúde (Setor de Epidemiologia).
Endereço: Rua Pará de Minas, 179, Centro, Igaratinga-MG
Telefone: (37) 3246-1130