Inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Região Ampliada Oeste

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Região Ampliada Oeste foi inaugurado no dia 06/06/2017 durante cerimônia em Divinópolis com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel. Participaram o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães, o Vice-Prefeito Municipal, Dirceu Alves Rodrigues, o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Soares Ferreira, e o Presidente da Câmara Municipal de Igaratinga, Vereador José Mauro de Carvalho. Na ocasião, também foram entregues ambulâncias para as 23 cidades que terão uma base descentralizada do serviço, sendo elas: Divinópolis, Pitangui, Arcos, Cláudio, Itapecerica, Luz, Campo Belo, Oliveira, Bom Despacho, Bambuí, Dores do Indaiá, Formiga, Candeias, Carmópolis de Minas, Santo Antônio Monte, Santo Antônio do Amparo, Itaguara, Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Martinho Campos, Pimenta e Lagoa da Prata.

A área de abrangência do SAMU na região compreende 54 municípios, entre eles Igaratinga, e contará com uma complexa rede de acolhimento em 18 unidades hospitalares, a fim de viabilizar, no menor tempo possível, o atendimento aos pacientes. O serviço começou a funcionar às 7 horas da manhã do dia 07/06/2017 para casos de urgência e emergência e poderá ser acionado pelo número 192, gratuitamente, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel, 24 horas por dia. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CISURG) é responsável pela implantação do serviço no Centro-Oeste de Minas. O serviço irá garantir mais agilidade e eficiência nos atendimentos médicos de urgência e emergência, representando um importante reforço para a saúde dos cidadãos.

O SAMU tem como objetivo chegar precocemente às vítimas após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, sequelas e até mesmo à morte. O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações e, caso necessário, acionadas as ambulâncias.

QUANDO ACIONAR O SAMU?

·        Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

·         Em casos de intoxicação exógena;

·         Em casos de queimaduras graves;

·         Na ocorrência de maus-tratos;

·         Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;

·         Em casos de tentativas de suicídio;

·         Em crises hipertensivas;

·         Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

·         Em casos de afogamentos;

·         Em casos de choque elétrico;

·         Em acidentes com produtos perigosos.