Início as ações do Programa Pró Mananciais em 2020 na propriedade do Sr. Eduardo de Almeida Marques



 

Hoje (22/01/2020) tiveram início as ações do Programa Pró Mananciais em 2020 na propriedade do Sr. Eduardo de Almeida Marques, Zona Rural, comunidade do “Buracão”, sede do Município. A referida propriedade será contemplada com a construção de barraginhas/bolsões e terraceamentos em curvas de nível.

 

Outras propriedades rurais, também situadas à montante da captação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA-MG, serão beneficiadas com a realização de serviços ambientais neste ano de 2020.

 

O Programa Pró Mananciais tem como objetivo geral proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Copasa-MG por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No caso de Igaratinga, o foco é proteger e recuperar o Ribeirão Mateus, que compõe a Sub-Bacia do Rio São João, que, por sua vez, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.

 

Igaratinga já foi contemplada com diversos serviços ambientais, tais como cercamentos de áreas de recarga hídrica, áreas de preservação permanente (nascentes e matas ciliares) e áreas degradadas, plantio de mudas de árvores nativas e adequação de estradas vicinais. Neste ano de 2020, além dos serviços ambientais citados anteriormente, também serão construídas barraginhas/bolsões, terraceamentos em curvas de nível e “bigodes”, entre outros.

 

Glossário:

“Bigodes” são saídas dos leitos das estradas que evitam erosões, valetas, buracos e atoleiros.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: