Início da adequação de estradas vicinais no “Buracão” através do Programa Pró Mananciais

Ontem (14/10/19) teve início a adequação de estradas vicinais no “Buracão” através do Programa Pró Mananciais, fruto da cooperação/parceria entre a Prefeitura Municipal de Igaratinga – PMI e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA-MG. A PMI, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está disponibilizando caminhão basculante, caminhão-pipa, motoniveladora, pá carregadeira, retroescavadeira, os operadores para os equipamentos e o cascalho. A Copasa-MG, por sua vez, está custeando financeiramente o abastecimento de combustível.

O Plano de Trabalho para adequação de estradas vicinais no “Buracão”, que contempla 2 trechos distintos e um total de aproximadamente 10 quilômetros, foi elaborado pelo Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA de Igaratinga e aprovado pelo Comitê Gestor Multisetorial da Copasa-MG, que é formado por representantes de todas as diretorias da Empresa. O Colmeia participa das etapas de diagnóstico, planejamento, construção e acompanhamento das ações a serem desenvolvidas na microbacia escolhida de maneira participativa e colaborativa, e, por sua vez, é formado por representantes da PMI, do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA, da Copasa-MG e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG.

De acordo com o Coordenador do Colmeia, Alexandre de Faria Silva, além de preservar as áreas de recarga dos mananciais e das bacias hidrográficas é de suma importância conhecer a realidade local, trazendo para o cotidiano das pessoas e instituições envolvidas no processo práticas que possam ser complementares e adequadas do ponto de vista ambiental, tais como a adequação de estradas vicinais. O objetivo da ação é melhorar as condições de trafegabilidade, facilitar o escoamento da produção agrícola, avícola, leiteira e pecuária, dar mais segurança para os usuários, gerar renda para os agricultores familiares e produtores rurais do Município.

O Programa Pró Mananciais tem como objetivo geral proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA-MG por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No caso de Igaratinga, o foco é proteger e recuperar os mananciais que compõem a Sub-Bacia do Rio São João, que, por sua vez, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.

Para a consecução dos objetivos previstos no Programa, a Copasa-MG, como empresa concessionária de serviços de abastecimento de água, investirá no mínimo o equivalente a 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do valor total de sua receita operacional de água. O montante do investimento terá como um dos critérios de distribuição o somatório dos recursos gerados nas localidades inseridas em cada uma das 3 grandes regiões hidrográficas em Minas Gerais. A Copasa-MG prioriza os municípios mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.