Primeira reunião extraordinária de 2020 do COLMEIA de Igaratinga

Hoje (11/03/2020) foi realizada a primeira reunião extraordinária do Coletivo Local de Meio Ambiente – COLMEIA de Igaratinga.

Alexandre de Faria Silva é Coordenador do COLMEIA de Igaratinga, representante titular da Prefeitura Municipal de Igaratinga; Virgínio Alves Pereira Neto é membro representante titular  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG.

O objetivo da reunião extraordinária foi para fazer um balanço preliminar das ações de 2020 do Programa Pró Mananciais até então desenvolvidas nas propriedades rurais de Igaratinga, todas situadas à montante da captação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA-MG, na comunidade do “Buracão”, que estão aumentando a qualidade ambiental do Município.

Atualmente, fazem parte do COLMEIA representantes da Prefeitura Municipal de Igaratinga, do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA de Igaratinga, da COPASA-MG e da EMATER-MG.

Neste ano de 2020, até a data de 11/03, foram executados em Igaratinga:

Total de 112 BARRAGINHAS/BOLSÕES, sendo:

59 na propriedade do Sr. Eduardo de Almeida Marques

27 na propriedade do Sr. José Bernardo de Faria

7 na propriedade do Sr. Davi Bernardes de Faria

6 na propriedade do Sr. Geraldo Pinto de Oliveira

4 na propriedade do Sr. Lúcio Pinto de Oliveira

3 na propriedade do Sr. Carlos Henriques Campos

3 na propriedade do Sr. Daniel Antônio de Almeida

3 na propriedade do Sr. Lacir Ferreira de Faria

Total de 11.311 metros de TERRACEAMENTOS EM CURVAS DE NÍVEL, sendo:

10.800 metros na propriedade do Sr. Eduardo de Almeida Marques

298 metros na propriedade do Sr. Daniel Antônio de Almeida

213 metros na propriedade do Sr. Clovis Ferreira Santiago

Total de 10 “BIGODES”, ou seja, saídas dos leitos das estradas que evitam erosões, valetas, buracos e atoleiros, na propriedade do Sr. Eduardo de Almeida Marques.

O Programa Pró Mananciais tem como objetivo geral proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA-MG por meio de ações e estabelecimento de parcerias que visem a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No caso de Igaratinga, o foco é proteger e recuperar o Ribeirão Mateus, que compõe a Sub-Bacia do Rio São João, que, por sua vez, faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Pará.