NASF e PSF Geraldo Ferreira Lima realizam ação de prevenção contra o tabagismo na Várzea da Cachoeira



 

Na quarta-feira (17/07/19) a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e da equipe do Programa Saúde da Família – PSF Geraldo Ferreira Lima, realizaram ação de prevenção contra o tabagismo na Várzea da Cachoeira.

 

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. No mercado nacional e internacional há uma variedade de produtos derivados de tabaco que podem ser usados de várias formas: fumado/inalado, aspirado, mascado, absorvido pela mucosa oral. Todos contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de contrair doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, a forma predominante do uso do tabaco é o fumado.

 

Os produtos de tabaco matam seis em cada dez consumidores. Todos os anos sete milhões de mortes são causadas pelo tabagismo e há um custo global em saúde e perda de produtividade para os governos de 1,4 trilhões de dólares.

 

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência à nicotina. São perdidos por ano 56,9 bilhões de reais devido a despesas médicas e perda de produtividade. Além disso, 156.216 mortes anuais poderiam ser evitadas. O maior peso é dado pelo câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: