NASF realiza ação em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial



 

Ontem (25/05/19) a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, realizou uma ação com o objetivo de conscientizar e destacar a importância da Luta Antimanicomial no Centro de Saúde São Judas Tadeu, conhecido popularmente como "Policlínica", sede do Município. A ação contou com auriculoterapia, dinâmica, palestra e um delicioso café da manhã para os participantes.

 

A Luta Antimanicomial se caracteriza como um movimento de luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia preconceituosa de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos. A Luta Antimanicomial faz lembrar que as pessoas com sofrimento mental têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e de receber cuidado e tratamento sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do Brasil, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru-SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília-DF.

 




Inicial | Voltar
Link permanente: