Novo aporte de água para o Distrito de Antunes

Hoje (23/09) passou a operar um importante aporte para o sistema de abastecimento de água do Distrito de Antunes, com o objetivo de garantir a disponibilidade à população. O Sr. Eduardo Afonso Muzzi Lopes Cançado, gentilmente, cedeu a água de seu poço artesiano para a Prefeitura em prol da comunidade.

O sistema de abastecimento de água do Distrito de Antunes é constituído por unidade de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição. As captações são de dois tipos: superficial (Córrego Mamão) e subterrâneas (provenientes de dois poços artesianos localizados próximo ao Córrego Mamão).

Através do Decreto n.º 1.176, de 25 de julho de 2017, o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães, criou comissão especial para avaliação da situação relacionada à captação de água, bem como avaliação sistêmica do curso da água que alimenta a estação de tratamento para distribuição de água potável no Distrito de Antunes, da qual fizeram parte o Chefe de Gabinete e coordenador da comissão, Alexandre de Faria Silva, o procurador do Município, Wellington Amaral Costa de Almeida, os vereadores Ademar Pinto de Faria e Wellingtion Alves da Cruz, a representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Igaratinga – CODEMA, Emanuella Carolina da Silva, e os membros convidados Carlos Alberto dos Santos Pereira (Chefe de Departamento de Saneamento) e Antônio de Pádua Almeida (representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA). A comissão produziu um relatório escrito/fotográfico de 27 (vinte e sete) páginas, onde apontaram todas as deficiências e a fragilidade do sistema de abastecimento de água.

Ainda, através do Decreto n.º 1.190, de 21 de setembro de 2017, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Igaratinga – DOMI-e, o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães, decretou situação de emergência no Distrito de Antunes por causa da estiagem. Agora, para obter o reconhecimento pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC/MG, serão preenchidos todos os formulários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID.

O Município de Igaratinga, nas pessoas do Prefeito e do Vice-Prefeito, agradece imensamente o Sr. Eduardo Afonso Muzzi Lopes Cançado pela ajuda e solidariedade. Que Deus lhe retribua em dobro, com bênçãos, realizações e tudo mais que seja do bem!!!