Prefeitos do Centro-Oeste de Minas se reúnem na AMVI para debater a dívida do Estado com os municípios

Ontem (30/10/18), o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães, entre outros prefeitos do Centro-Oeste de Minas, se reuniram em Divinópolis para debater a dívida do Estado com os 23 municípios ligados à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI), que, até 23/10/18, totalizava quase R$ 210 milhões. Considerando todos os municípios mineiros a dívida ultrapassa os R$ 9 bilhões.

A dívida se refere à falta de repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e recursos destinados à saúde, ao Piso Mineiro de Assistência Social e ao transporte escolar.

Durante a reunião foi cogitada a assinatura, em conjunto entre todas as prefeituras, de um decreto de calamidade financeira.