Prefeitura leva usuários do SUS para mutirão de cirurgia de catarata em Vespasiano

Ontem (11/07/19) foi dia de acordar cedo para cuidar da saúde. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, levou usuários do Sistema Único de Saúde – SUS para mutirão de cirurgia de catarata em Vespasiano.

A catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol sem óculos apropriados.

A cirurgia de catarata consiste em retirar o cristalino opaco e introduzir no lugar uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.