Prefeitura Municipal de Igaratinga, 3º Pelotão da 19a Companhia Independente da PMMG em Igaratinga, EEJAA e Banda Lira de Santo Antônio realizam ato cívico alusivo ao Dia da Independência: PARTE 1

Ontem (07/09/19) a Prefeitura Municipal de Igaratinga, o 3º Pelotão da 19a Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG em Igaratinga, a Escola Estadual José Ataíde de Almeida – EEJAA e Banda Lira de Santo Antônio realizam um ato cívico alusivo ao Dia da Independência.

Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Renato de Faria Guimarães; o Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva; o Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Geraldo Fábio de Menezes; o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Geraldo Leonardo de Paula; o Comandante do 3° Pelotão da 19a Companhia Independente da PMMG em Igaratinga, 2° Tenente PM Diego Emmanuel Ferreira Pinheiro; a Diretora da EEJAA; Fernanda Melo Silva, além de alunos, professores, servidores e integrantes da fanfarra da Escola; os integrantes da Banda Lira de Santo Antônio; o Presidente da Câmara Municipal de Igaratinga, Jean Cristie Camargos; o Secretário da Câmara Municipal de Igaratinga, Ademar Pinto de Faria; o Vereador José Mauro de Carvalho; servidores públicos e população.

Os alunos da EEJAA caminharam até a Prefeitura, e, chegando lá, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Igaratinga, bem como o hasteamento da Bandeira do Brasil, da Bandeira do Estado de Minas Gerais e da Bandeira do Município de Igaratinga. A Banda Lira de Santo Antônio e a fanfarra da EEJAA se apresentaram lindamente, muito afinados, encantando e emocionando todos que estavam presentes. Um aluno da EEJAA tocou o Hino à Bandeira do Brasil na flauta.

É de suma importância realizar momentos cívicos, conscientizar sobre a postura diante do Hino Nacional e respeitá-lo como símbolo da Pátria e valorização do País. Na oportunidade, fez-se uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro, com ênfase no exercício da cidadania e no respeito à liberdade de expressão.

O ato cívico, inspirado nos direitos humanos e nos ideais da solidariedade humana, teve como objetivo contribuir de alguma forma com o desenvolvimento da pessoa e com o preparo para o exercício da cidadania. Entende-se que é uma forma de resgatar valores cívicos e fazer com que as pessoas se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

O civismo é uma atitude que se aprende, comportamento que se desenvolve e parte do ato de educar. Cada pessoa que nasce em determinado país, cedo ou tarde entra em contato com a história de sua nacionalidade, passando a ouvir, aprender e cantar o hino de sua nação, de seu estado e de sua cidade. É dever de todo cidadão consciente conhecer a origem de sua nação.

Independente de afinidade partidária e ideologia política devemos nos reconhecer e nos elevar enquanto sociedade global, comunidade brasileira, mineira e igaratinguense.

Agradecimentos a todos que contribuíram e participaram, em especial ao Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Geraldo Fábio de Menezes, pela iniciativa de mobilização.

VIVA O BRASIL!

VIVA MINAS GERAIS!