Prefeitura Municipal de Igaratinga, por meio da EMATER-MG, presta assistência técnica para família produtora de bananas

Igaratinga se destaca no cenário estadual pela quantidade de indústrias voltadas à fabricação de artefatos de cerâmica e barro cozido para uso na construção, isto é, tijolos, fato que lhe rendeu a denominação “Capital Mineira dos Tijolos”. Além disso, Igaratinga faz parte do Polo da Moda e Confecção de Divinópolis (Lei Estadual nº 22.895/2018) por ter diversas empresas atacadistas e varejistas no segmente têxtil e está no ranking dos principais municípios mineiros com maiores plantéis de aves de corte, mas essa realidade começa a mudar com o pioneirismo de uma família bastante trabalhadora e inovadora com o plantio de banana, que é a fruta mais consumida in natura no mundo.

A Fazenda Mato Dentro sempre foi utilizada para a bovinocultura de leite e corte, mas em meados de agosto/2019 foi reservada uma área de 2,5 hectares para o plantio de 3.200 unidades de uma variedade conhecida como Banana Prata Gorutuba e mais 800 unidades de Banana Caturra, totalizando 4.000 mudas.

A Prefeitura Municipal de Igaratinga, por meio do Extensionista em Bem-Estar Social I da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Virgínio Alves Pereira Neto, e a equipe do Escritório Local da EMATER-MG em Divinópolis estão prestando assistência técnica para a família produtora de bananas desde outubro/2019 com orientações em irrigação, adubação, controle de pragas, doenças, manejo e comercialização.

O produtor Álisson Lima Silva está muito feliz com o crescimento saudável das plantas e com a demanda de compra que recebeu do mercado local, de cooperativas da agricultura familiar da região, e do Programa Nacional da Agricultura Familiar – PNAE. Os extensionistas da EMATER-MG, Virgínio Neto e Lamartine Branquinho comentam a iniciativa do produtor “A banana é uma fruta com alta procura e está em crescente expansão no mercado, já que na região não existem muitas plantações”. Virgínio Neto atua em Igaratinga desde 2017 por meio de convênio celebrado entre a atual gestão municipal e a EMATER-MG.