Prefeitura Municipal de Igaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, realiza a desinfecção dos bueiros com óxido de cálcio

A Prefeitura Municipal de Igaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, iniciou na última segunda-feira (18/05/2020) a desinfecção dos bueiros com óxido de cálcio (CaO), conhecido popularmente como cal virgem ou cal viva.

O óxido de cálcio é um detergente alcalino que atua nos resíduos proteicos e gordurosos promovendo emulsificação, saponificação e peptização, além de ter poder germicida, inibindo o metabolismo bacteriano.

Após a desinfecção dos bueiros na sede do Município o serviço também será feito no Distrito de Antunes, em Limas e na Várzea da Cachoeira.

Glossário:

* Emulsificação: Emulsão é a mistura de dois líquidos imiscíveis (que não se misturam) em que um deles encontra-se na forma de finos glóbulos, formando uma mistura estável.

* Saponificação: Reação química usada para se obter o sabão.

* Peptização: Dispersão espontânea de uma substância sólida em um líquido quando se adiciona uma pequena quantidade de uma terceira substância.

* Germicida: Substância que mata micro-organismos.