Reunião Geral com os Consórcios de Convênios de Resíduos Sólidos

Da esquerda para a direita: Izabel Chiodi, Anderson Silva de Aguilar e Rodrigo de Melo Teixeira.

Realizou-se ontem, 06/02/2017, na Plenária do Prédio Gerais, Cidade Administrativa de Minas Gerais Presidente Tancredo Neves, a Reunião Geral com os Consórcios de Convênios de Resíduos Sólidos, onde foram tratados assuntos relacionados à continuidade das ações, além do esclarecimento de dúvidas e orientações gerais. Na ocasião, participaram o Excelentíssimo Senhor Prefeito, Renato de Faria Guimarães, o Senhor Chefe de Gabinete, Alexandre de Faria Silva, secretários executivos de cada um dos consórcios, prefeitos e secretários(as) municipais de várias cidades consorciadas. Também estavam presentes à Reunião a Ilustríssima Senhora Izabel Chiodi, Secretária Adjunta da Secretaria de Cidades e de Integração Regional, os Ilustríssimos Senhores Rodrigo de Melo Teixeira, Presidente da Federação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Anderson Silva de Aguilar, Subsecretário de Regularização Ambiental, além de engenheiros ambientais e técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), empresa que realizou os estudos de concepção, e representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA).

O Município de Igaratinga faz parte do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro Oeste Mineiro – CIAS CENTRO OESTE), do qual também fazem parte os municípios de Conceição do Pará, Leandro Ferreira, Moema, Nova Serrana, Onça do Pitangui, Perdigão, Pitangui e São Gonçalo do Pará. O Consórcio contempla a construção de dois (2) aterros sanitários, em Nova Serrana (Fazenda Cantagalo) e Quartel Geral, e seis (6) estações de transbordo*, em Biquinhas, Perdigão, Luz, Martinho Campos, Papagaios, Bom Despacho.

NOTA (adaptada):

*Aplica-se o termo estação de transbordo às instalações onde se faz o translado do lixo de um veículo coletor a outro veículo com capacidade de carga maior, tipo carretas e caminhão roll on roll off. Este segundo veículo, de maior porte, é o que transporta o lixo até o seu destino final. Estas instalações podem resumir-se a uma simples plataforma elevada, dotada de uma rampa de acesso, ou a um edifício sofisticado e de grandes dimensões.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

NUNES, R. R.; SILVA, R. A. P. Transbordo de resíduos sólidos. Revista Pensar Engenharia: Belo Horizonte, v. 3, n. 1, janeiro. 2015. ISSN: 2318-2504. Disponível em: Acesso em: 07 fev. 2017.

TAG's: Reunião, Geral, Consórcios, Convênios, Resíduos, Sólidos