Secretária Municipal de Saúde participa de curso na ESP-MG

No período de 9 a 13 de setembro de 2019, a Secretária Municipal de Saúde, Elisângela Cristina Pimentel Campos, participou do curso “SUS na Prática: formação inicial para gestores municipais”, um dos primeiros produtos da cooperação técnica entre a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais – ESP-MG e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS-MG.

O curso tem como objetivo apresentar os princípios básicos da Gestão do Sistema Único de Saúde – SUS em consonância com as necessidades dos gestores municipais de saúde do Estado. Segundo o Coordenador da Ação, Rodrigo Machado, as temáticas têm ênfase nas práticas e atitudes dos gestores; gestão do SUS; responsabilidades dos Gestores e território.

Para a Diretora-Geral da ESP-MG, Lenira Maia, o curso soma e fortalece a missão da Instituição, que é qualificar profissionais e a gestão da saúde pública. “A ESP-MG tem como missão a formação de todas as categorias profissionais em Minas, fortalecendo a atuação do Estado e dos Municípios, por isso, realizar formação para os gestores municipais que estão à frente das ações e serviços de saúde é fundamental”, disse.

O Presidente do COSEMS-MG, Eduardo Luiz da Silva, esteve presente na primeira aula do curso e reforçou a importância da formação, da atuação do conselho e da parceria com a ESP-MG. “Nós, do COSEMS-MG, estamos felizes com o início de mais uma etapa de formação, que só foi possível por meio da parceria com a ESP-MG. Nossa expectativa é que estes gestores absorvam mais conhecimentos da gestão para fortalecer a atuação e a qualidade dos serviços de saúde nos municípios”, afirmou.

Para 2019 estão previstas 5 turmas, uma por mês. A primeira ocorreu no período de 26 e 30 de agosto. A segunda no período de 9 a 13 de setembro. E haverá mais três turmas nos próximos meses (outubro, novembro e dezembro). O curso continua em 2020.

Até dezembro, um livro sobre as experiências dos apoiadores regionais do Conselho será lançado pela ESP-MG e pelo COSEMS-MG. A publicação é um dos produtos da cooperação técnica entre as instituições com organização pela ESP-MG.