Servidores da Secretaria Municipal de Educação fazem curso sobre PDI



 

Ontem (15/04/19) os servidores da Secretaria Municipal de Educação participaram de um curso sobre o Plano de Desenvolvimento Individual – PDI na Escola Municipal Dona Maria Pinto de Mendonça.

 

O objetivo do curso foi melhorar o atendimento das dificuldades de aprendizagem e das necessidades especiais, bem como favorecer a escolarização no ensino regular considerando as competências e potencialidades dos alunos, ou seja, suas habilidades e inabilidades para apresentar técnicas e métodos adequados, além de orientar a elaboração de materiais adaptados e apoiar os professores, promovendo, assim, a aprendizagem que os alunos com deficiência cognitiva têm direito.

 

O curso foi ministrado por Ilza Diniz de Oliveira Soares, Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna (2010), Especialista em Educação Especial (Libras/Braille) pela Universidade José do Rosário Vellano (2014), Especialista em Língua Estrangeira pela Universidade de Salamanca (1999), Especialista em Psicopedagogia pela Fundação Educacional de Divinópolis (1996), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino pela Faculdade Claretianas (1993) e Pedagoga pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa (1992).

 

O PDI é um instrumento, um plano educacional utilizado para adaptar o currículo escolar às necessidades dos alunos de inclusão escolar. Está amparado na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que "Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional", na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que "Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)" e no Guia de Orientação da Educação Especial na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, que orienta o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais decorrentes de deficiências e condutas típicas.

 

A utilização do PDI facilita a aprendizagem do aluno, facilita o trabalho dos professores, que passam a contar com um estudo onde se tem técnicas e estratégias direcionadas para lidar com as dificuldades da criança, além do apoio das famílias e dos profissionais que assistem a criança fora do ambiente escolar. A escola, por sua vez, se vê inserida em um processo que pode conduzir à educação inclusiva de fato, eliminando muitos dos conflitos que poderiam existir entre pais e escola.

 

 




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