Vejam que linda a quaresmeira (Tibouchina granulosa) roxa em frente ao prédio da Prefeitura!

NOME POPULAR: Quaresmeira

NOME CIENTÍFICO: Tibouchina granulosa

FAMÍLIA: Melastomataceae

ORIGEM: América do Sul, Brasil

LOCAIS DE OCORRÊNCIA: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

CICLO DE VIDA: Perene

FOLHA: É uma planta perenifólia (apresenta folhas o ano inteiro). Suas folhas são opostas cruzadas, lanceoladas ou elípticas, rijas, com indumento escabro nas duas faces e nervuras bem marcadas.

CRESCIMENTO DA PLANTA: Crescimento considerado rápido, mas tudo irá depender dos cuidados que recebe. Porte pequeno a médio, de copa densa e encorpada, podendo atingir de 8-12 metros de altura e 30-40 centímetros de diâmetro e com tronco revestido por casca pouco escamosa.

QUANDO FRUTIFICA: Os frutos amadurecem de abril até maio e de junho até agosto.

FRUTO: Não comestível, pequeno e marrom arredondado. São cápsulas deiscentes contento muitas e diminutas sementes.

QUANDO FLORESCE: Duas vezes por ano, de dezembro até março e de junho até agosto.

FLORES: Simples, com estames longos e de cor roxa. Existe uma variedade da espécie de flores cor rosa.